5/9/2018 - Sorocaba - SP

Eleição vai definir integrantes de cinco áreas do Conselho de Política Cultural

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba

Os representantes da sociedade civil inscritos no Conselho Municipal de Política Cultural (CMPC) devem participar da eleição no dia 13 de setembro, às 19h, no Museu de Arte Contemporânea de Sorocaba (Macs). Serão submetidas à votação as cinco áreas que tiveram mais de uma entidade inscrita: Artes Cênicas; Associações, Coletivos ou Corporativos; Cultura Digital, Artes Visuais e Audiovisuais; Música; e Profissionais e Produtores Culturais.

O credenciamento dos participantes para votação será feito somente das 18h30 às 19h30. Cada candidato (titular e suplente) terá tempo limite de três minutos para apresentar brevemente seu currículo e propostas com relação ao CMPC. Após a apresentação de cada área ocorrerá a votação da mesma. A contagem dos votos acontecerá pelo poder público e os resultados serão divulgados no encerramento do evento.

A eleição é aberta a todos com direito de candidatura e voto. O edital de chamamento da Secretaria de Cultura e Turismo será publicado no Jornal do Município desta terça-feira (4). O Macs está localizado na avenida Afonso Vergueiro, 280, no Centro. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (15) 3211.0578.

 

Os representantes

Na área de Artes Cênicas os dois representantes são: Benedito Augusto Oliveira (titular) e Carlos A. Doles Junior (suplente), da Trupé de Teatro Produções Artísticas; e Mário Rafael Pérsico (titular) e Marcos Felipe Alcântara Sanson (suplente), da Cia. Clássica de Repertório.

No segmento Cultura Digital, Artes Visuais e Audiovisuais também há dois representantes: Cleiner Micceno (titular) e Claudemir Theodoro (suplente), da Academia Sorocabana de Fotografia, Cinema e Vídeo; e Beatriz Maldonado Ferrão (titular) e Alexandre Rachid Rodrigues Pires (suplente).

Na área de Música, os candidatos são: Heitor Edson de Souza (titular) e Antônio Carlos Sampaio (suplente), da Fundec; e Tereza Cristina Braga de Oliveira (titular) e Grace Laine Pincerato Carreira Dini (suplente), do Coletivo Mostra de Arte de Mulheres de Sorocaba.

Representando Associações, Coletivos ou Corporativos estão: Ricardo Francisco Oliveira Devito (titular) e Marina Simas Esteves (suplente), do Núcleo de Pesquisa Teatral Mistura de Gente; e Ari Hotltz Neto (titular) e Maurício Matos Caetano (suplente), da Rasgada Coletiva.

Já na área de Profissionais e Produtores Culturais estão: Bruna Salatini dos Santos (titular) e Thiago Consiglio Cruz (suplente), do Nativus Terra Rasgada Produções Artísticas; e Rodrigo Cintra Martins (titular) e André Augusto Vieira Moraes (suplente), da Cia. Barracão da Vó.

 

Sobre o conselho

O CMPC é uma instância colegiada permanente, de caráter consultivo e deliberativo, integrante da estrutura político-administrativa do Poder Executivo, constituído por membros do Poder Público e da Sociedade Civil.

Criado por lei, tem como principais atribuições: propor e aprovar, a partir das decisões tomadas nas conferências, as diretrizes gerais do Plano de Cultura e acompanhar sua execução; apreciar e aprovar as diretrizes gerais do Sistema de Financiamento à Cultura e acompanhar o funcionamento dos seus instrumentos, em especial o Fundo de Cultura; e fiscalizar a aplicação dos recursos recebidos decorrentes das transferências federativas.