17/1/2011 - Sorocaba - SP

Dom Aguirre ficaria 72 horas interditada sem obras de revitalização

da assessoria de imprensa da prefeitura de Sorocaba

As obras de revitalização da Av. Dom Aguirre, realizadas em julho de 2010, cumpriram o objetivo de reduzir em até 90% os problemas causados pelos alagamentos. Segundo dados da Defesa Civil, Sorocaba registra um acúmulo de 300 milímetros de chuva. Caso as obras de elevação de pontos da pista e o reforço do sistema de drenagem não tivessem sido desenvolvidos, a Marginal teria sido fechada na Praça Lions, abaixo da Ponte “Francisco Dellosso” e na Av. Juvenal de Campos  em seis dias diferentes por, no mínimo, 12 horas em cada dia. Este período soma um total de 72 horas, o equivalente a três dias.

Com a elevação de alguns pontos da Dom Aguirre entre 70cm e 1,80m e o reforço no sistema de drenagem, neste ano, as interrupções no trânsito da Marginal duraram cerca de uma hora, somente nos trechos da “Francisco Dellosso”, conforme anunciado pela Prefeitura e pelos veículos de imprensa no período das obras, e na “Juvenal de Campos”, que ainda será revitalizada. A única interdição na Lions neste ano, cujo alagamento causava o maior transtorno à cidade, aconteceu na última terça-feira (11), das 22h15 às 0h30, em razão de falha mecânica em uma das bombas de drenagem, questão já solucionada pelo Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae). 


A Secretaria de Obras e Infraestrutura Urbana (Seobe) deve realizar a  elevação da pista e revitalização da Av. Juvenal de Campos neste ano. Inicialmente previstas para o segundo semestre de 2011, as obras foram adiadas em razão da necessidade técnica apontada pelo Saae de promover melhorias no sistema de drenagem da pista Sorocaba / Votorantim (nas proximidades de um posto de combustíveis).

 De acordo com o Saae, há necessidade de se implantar previamente novas redes de drenagem no local, com escoamento para o rio Sorocaba. Para esta finalidade, há necessidade de transposição das redes de gás natural, coletor-tronco de esgoto e rede de adução do próprio Saae. O projeto se encontra em fase de estudos pela autarquia.