4/2/2019 - Sorocaba - SP

‘Dia D’ de combate ao Aedes aegypti reúne mais de 300 servidores em vários canto da cidade

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba

2_3

A manhã deste sábado (2) foi um dia de muito empenho por meio dos mais de 300 servidores de todas as secretarias da Prefeitura de Sorocaba que estiveram em 11 pontos da cidade para promover a conscientização e sensibilidade da população no combate do mosquito Aedes aegypti. Idealizado pela Secretaria de Gabinete Central com o apoio da Secretaria de Saúde (SES), foi realizado o “Dia D” de combate ao mosquito que é responsável por transmitir as quatro arboviroses: dengue, chikungunya, zika e febre amarela urbana. Mais de 40 mil impressos entre revistas coquetel e panfletos informativos foram distribuídos à população, além de 63 faixas que estiveram em exposição nos semáforos da cidade.

O secretário do Gabinete Central e organizador do evento, Dr. Eric Vieira, explica que esta ação representa o encerramento de uma campanha que durou mais de 15 dias em parceria com a TV Tem, chamada de “Cidade Limpa”. “Através dessa campanha, recolhemos 1,2 mil toneladas de materiais inservíveis de cerca de 600 vias de 52 bairros de Sorocaba. Tudo foi possível através do apoio das secretarias de Saneamento; Saúde; Conservação Serviços Públicos e Obras; Meio Ambiente Parques e Jardins, além do Saae. E agora, encerramos com chave de ouro com esta mobilização que envolve todas as secretarias”, ressalta Eric.

A ouvidora geral do município, Liliana Jesus, destaca a responsabilidade da população em manter os terrenos limpos após a campanha “Cidade Limpa”. “Estamos distribuindo impressos informativos para que a população não se esqueça da responsabilidade em combater os criadouros”, explica.

Na Praça Cel. Fernando Prestes, a Divisão de Zoonoses da SES, montou uma entretida exposição com mosquitão inflável, quebra-cabeça, jingles orientando o combate do mosquito, além de amostras de larvas e mosquitos para que o cidadão pudesse reconhecer o vetor das arboviroses. Em outros 10 pontos da cidade, servidores distribuíram impressos informativos e apresentaram faixas de conscientização nos semáforos.

Para a secretária da Saúde, Dra. Marina Elaine Pereira, a intenção dessa ação também é evitar que Sorocaba viva uma nova epidemia de dengue como aconteceu no ano de 2015. “Além da dengue, o mosquito também é o responsável em transmitir arboviroses como: febre amarela urbana, zika e chikungunya”, alerta a secretária.

O aposentado de 66 anos, Celso Batista Costa, passou pela Praça Cel. Fernando Prestes e elogiou a atitude do governo Jose Crespo. “Essa ação é de extrema importância e o prefeito está de parabéns. Outro fator é que esse evento deixa a população ciente de sua responsabilidade no combate do Aedes”, ressalta.

A ação esteve de forma intensa em todos os pontos. No Terminal Santo Antônio, as secretarias de Cidadania e Participação Popular; e Planejamento e Projetos, foram as responsáveis em alertar toda a população. Já na Rua Barão do Rio Branco e Braguinha, as secretarias da Saúde; Mobilidade e Acessibilidade estiveram presentes empenhadas.

Servidores do Saae e da Saúde, ficaram encarregados de sensibilizar todos os cidadãos que passavam pela Praça Cel. Fernando Prestes. Já nas Avenidas Antônio Carlos Comitre e Washington Luiz, as secretarias de Comunicação e Eventos, Licitação e Contratos, Políticas Públicas sobre Drogas, se dedicaram em fortalecer a ação.

A secretaria de Educação e a de Abastecimento e Nutrição, panfletaram a zona norte entre as Avenidas Itavuvu e Edward Fru Fru. Outra parte da região norte foi trabalhada pelas secretarias de Meio Ambiente e Habitação, divulgando informações entre as Avenidas Ipanema e Itavuvu.

Na área de transferência de ônibus da Avenida Nogueira Padilha, funcionários das secretarias de Recursos Humanos e Assuntos Jurídicos, alertaram as pessoas da localidade. Na Praça Lions, as secretarias responsáveis em sensibilizar os motoristas que passavam foram: Igualdade e Assistência Social, Cultura e Turismo, Segurança e Defesa Civil.

A Praça Nove de Julho e as Avenidas Armando Pannunzio, Salvador Milego e Independência, receberam a militância em prol da saúde através das secretarias de Conservação, Serviços Públicos e Obras; Relações Institucionais e Metropolitanas; Fazenda; Saneamento; Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda; Esportes e Lazer, além do Parque Tecnológico de Sorocaba.

 

Trabalho em Campo

Outro reforço no “dia D” foi o trabalho em campo de agentes da Zooonoses. Dois caminhões realizaram arrastão de objetos que possam acumular água parada e quatro equipes fizeram visitas casa a casa e outras três equipes estiveram com a incumbência da fiscalização. Todas essas ações foram realizadas nos seguintes bairros: Central Parque, Jardim JS Carvalho, Jardim Hungares e Jardim Guadalupe. O balanço da quantidade de criadouros retirados será divulgado na próxima segunda-feira (4).

 

Muito mais por Sorocaba!