1/4/2020 - Sorocaba - SP

Declaração do IR-Mei é prorrogada para realização on-line

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba

Devido aos impactos da pandemia do novo coronavírus, o Comitê Gestor do Simples Nacional prorrogou para 30 de junho o prazo para o envio da declaração de Imposto de Renda do Micro Empreendedor Individual (IR-Mei). A orientação do Espaço Empreendedor (EE), vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo (Sedettur), da Prefeitura de Sorocaba, é que a declaração seja realizada pelo Portal do Empreendedor, através do link: www.portaldoempreendedor.gov.br.

Anteriormente o prazo para envio da declaração de rendimentos era no fim de maio. Ou seja, agora os micro empreendedores têm mais 30 dias para realizar o IR-Mei.

De acordo com o Coordenador do Espaço Empreendedor, Marcos Lensk, o EE estava auxiliando aos micro empreendedores no preenchimento da declaração desde o início do ano, porém e devido ao decreto de calamidade, não está havendo atendimento presencial. “O sistema on-line está disponível e para realizar a declaração de rendimento basta clicar em “Já sou Mei – Serviços – Faça sua declaração anual de faturamento e por fim, – Enviar declaração”, orientou.

Vale ressaltar que a declaração deve ser realizada independente do valor de faturamento do ano anterior e que, nesta modalidade, não existe isenção. Se a declaração não for enviada o micro empreendedor fica em débito com a Receita Federal e, além do pagamento de multa, a omissão do IR-Mei acarreta na impossibilidade de emitir boletos no ano subseqüente.