11/7/2018 - Sorocaba - SP

Curso online para manipulação de alimentos torna obtenção de licença da Visa mais ágil

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba

O processo para obtenção da licença da Vigilância Sanitária (Visa) deverá se tornar mais ágil a partir de amanhã, quarta-feira, quando o cidadão pode realizar o curso voltado à manipulação, armazenagem e preparo de alimentos – que é obrigatório para quem pretende montar um negócio desse segmento -, online, sem ter que esperar que seja formada uma nova turma do curso, até então presencial. Além disso, sem a realização do curso de forma presencial, haverá uma maior otimização dos agentes de fiscalização, que podem estar atuando nas ruas.

O treinamento online foi desenvolvido pelos técnicos do setor de Tecnologia da Informação, da Secretaria de Planejamento e Projetos (Seplan), em parceria com a Secretaria da Saúde (SES). “Nós temos intensificado com as secretarias as possíveis demandas e necessidades que elas possuem e, sobretudo, naquilo que a Seplan pode auxiliar no que se refere a criar mecanismos que facilitem a vida do cidadão quando este precise do Poder Público”, explicou o secretário da Seplan, Luiz Alberto Fioravante.

Com conteúdo prático e com recursos de audiovisuais e cartilhas, o treinamento auxilia os comerciantes e os manipuladores a preparar, armazenar e a vender, de forma adequada, higiênica e segura, com objetivo de oferecer alimentos saudáveis aos consumidores através do cumprimento das regras da Resolução n.º 216/04, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e Portaria do Centro de Vigilância Sanitária (CVS), do Governo do Estado de São Paulo, n.º 05/2013, voltadas aos serviços de alimentação, como padarias, cantinas, lanchonetes, bufês, confeitarias, restaurantes, cozinhas industriais e cozinhas institucionais.

“O trabalho do manipulador de alimentos é fundamental para garantir alimentos mais seguros e proteger a saúde dos consumidores. Desta forma, oferecemos um treinamento totalmente EAD e gratuito para este público”, explicou a secretária da Saúde, Marina Elaine Pereira.

Com o curso de forma online, o processo para obtenção da licença da Vigilância Sanitária (Visa) deverá se tornar mais ágil. Até então, a pessoa para obter a licença obrigatoriamente precisava participar do curso presencial, com carga horária de quatro horas de duração, e que era realizado na Área em Vigilância Sanitária, localizada na rua Nain, 57, no Jardim Betânia. Além disso, havia a necessidade de esperar que fosse formada uma nova turma do curso, o que em alguns casos poderia levar cerca de dois meses. “Essa nova ferramenta, além de facilitar a vida do cidadão, também traz benefícios à administração, já que possibilita que o fiscal, que até então teria que ficar em sala de aula, poderá atuar nas ruas cumprindo sua função”, explicou Marcelo Antonio Escobar, chefe de Divisão de Gestão de TI, da Seplan.

“A participação é gratuita e aberta a toda a comunidade, que também poderá, por meio de uma cartilha, aprender à manipulação correta de alimentos. Já o certificado será emitido/válido apenas para os participantes que estão em processo de obtenção do alvará”, completou Jefferson Campos, chefe de Seção.

Para participar, basta o interessado acessar o formulário de inscrição disponível na página da Prefeitura na internet e preenchê-lo. Logo após, a Visa irá entrar em contato para a liberação do acesso ao sistema.