9/9/2019 - Sorocaba - SP

Crianças brincam e descobrem quais as aves que habitam o Parque da Biquinha

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba

O Parque da Biquinha recebeu na manhã deste sábado (7) um grupo de 15 crianças, acompanhados por familiares, para a “Passarinhada”. Guiadas pela equipe da Educação Ambiental da Secretaria do Meio Ambiente, Parques e Jardins (Sema) e pelo Clube de Observadores de Aves de Sorocaba (Coaves), elas tiveram a oportunidade de descobrir quais as aves que habitam o espaço ecológico de uma forma diferente.

A atividade fez parte da programação mensal do Coaves Kids (Clube Infantil de Observadores de Aves) e da programação em comemoração ao Dia da Árvore (21 de setembro). O intuito foi reunir as crianças que gostam de aves, tem interesse em procurá-las, observá-las, ouvi-las e conhecer um pouco sobre as características de algumas das espécies, suas curiosidades e papel ecológico. A ideia é sensibilizá-las sobre as principais ações individuais e coletivas que podemos realizar em prol da conservação dos ambientares naturais e urbanos.

A garotada pode conhecer e observar as aves do Parque da Biquinha, inclusive utilizando binóculos, e conhecer, por meio de uma brincadeira, como as aves se comunicam e qual a função do seu canto. “Foi bem bacana. Elas observaram as aves que moram no Parque da Biquinha com uma estratégia diferenciada. Numa brincadeira, de olhos vendados, com apitos com diferentes cantos de aves, eles tinham que descobrir qual era seu par, aguçando o sentido da audição. Identificar as aves através do canto não é uma tarefa fácil”, enfatiza a educadora Viviane Rachid, da Sema.

Catharina Randazzo de Oliveira Sodré, de 7 anos de idade, foi uma das crianças a participar da “Passarinhada”. Junto com sua amiga Joana, de 8 anos, ela se divertiu usando binóculos para observas as aves. “Eu achei legal e divertido conhecer os passarinhos. Nós também aprendemos sobre as plantas e vimos vários ninhos”, contou.

Para encerrar todos participaram de um lanche comunitário no parque. “Essa conexão de crianças, família e natureza é bastante presente no Coaves Kids. Essa vivência está trazendo um novo olhar para as crianças e também para os adultos sobre a natureza”, completa Viviane. Sorocaba abriga aproximadamente 300 espécies de aves. No Parque Biquinha já foi observado a presença de cerca de 60 espécies e parte delas pode ser vista a olho nu ou ainda percebida pelo som de seus cantos.

Mais informações sobre o Coaves Kids podem ser obtidas pelo telefone (15) 3221.6643 (Parque da Água Vermelha), de segunda a sexta-feira, das 8h às 13h, ou pelos e-mails parquedaaguavermelha@sorocaba.sp.gov.br e observadoresdeavesdesorocaba@gmail.com.