3/12/2010 - Sorocaba - SP

Crianças apresentaram espetáculo de teatro e capoeira, na Secid

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba

Histórias do folclore brasileiro, brincadeiras de roda, corda e pião foram os temas das peças de teatro apresentadas nesta quinta-feira (2), junto com a capoeira e a exposição de artesanato, em evento realizado no auditório da Secretaria da Cidadania.  Dele participaram 347 crianças envolvidas no Projeto Educarte, que acontece em sete unidades do Centro de Integração Social (CIS) dos bairros Jd. Maria Eugênia, Jd. Refúgio, Retiro São João, Cajuru, Jd. Mathilte, Jd. Sueli e Parque São Bento.

A professora de teatro, Alessandra Duarte, disse que durante o curso foi trabalhada a expressão corporal. "Fizemos muita dinâmica e brincadeiras procurando levar os alunos a se soltarem e a se conhecerem. Nossa intenção foi a de cativar a criança atraindo-a para uma atividade prazerosa, educadora, tirando-a da exposição excessiva à televisão ou ao videogame", contou.

Dois dos alunos, os irmãos Davidson e Ana Laura Camilo, 8 e 12 anos, respectivamente, frequentam o projeto no CIS do Jd. Mathilde, e disseram ter gostado do teatro. “É muito divertido, porque a gente dança, pula, conta historinhas...”, contam. Outra aluna, Nicole Caroline, 11 anos, comentou o que aprendeu com o roteiro de uma peça: “O personagem, um menino, era muito desobediente. Aí, se deu mal. A gente não pode ser assim, fazer tudo o que quiser.”

O espetáculo de que essas crianças participam foi apresentado na parte da manhã. À tarde, as apresentações começaram com a capoeira seguindo-se as do teatro. Além dessas duas manifestações, o público pode ver, ainda, as peças de artesanatos feitas por alunos e demais moradores que frequentam os CIS das áreas em que residem.

A secretária da Cidadania abriu os eventos e disse que o “propósito dele foi o de reunir os alunos do CIS para que viessem a conhecer um ao outro, e também que tivessem a oportunidade de conhecer a sede da Secid, a responsável por todos os programas que participam. Buscamos a integração deles e aproveitarmos a ocasião para mostrar ao público o resultado do trabalho da Secid no projeto Educarte realizado durante o ano.”