13/1/2020 - Sorocaba - SP

Crianças aprenderam sobre os riscos dos agrotóxicos no último dia do curso de férias

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba

whatsapp-image-2020-01-11-at-122923_1

Os riscos do uso de agrotóxicos na agricultura foram tratados neste sábado (11) no último dia do Férias na Bica, que teve como tema “Vida de Insetos”. A programação gratuita ocorreu no Parque Natural “Chico Mendes”, com a presença de pais e filhos, e celebrou o Dia do Controle da Poluição por Agrotóxicos em Sorocaba (11 de janeiro), que integra o calendário oficial de datas alusivas ao meio ambiente, através da Lei Municipal nº 8.812, de 15/07/2009.

Realizado pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria do Meio Ambiente e Sustentabilidade (Sema), o curso de férias do Parque da Biquinha teve início na última quarta-feira (8) com uma programação lúdica para ensinar 40 crianças sobre as características e a importância dos insetos na natureza.

Para começar a programação deste sábado, crianças e adultos participaram de um café da manhã coletivo. Na sequência, elas participaram de uma visita monitorada ao Meliponário e ao Viveiro de Mudas do “Chico Mendes”. “Elas puderam conhecer a produção do nosso viveiro e levaram uma muda de árvore pra plantar em casa. Também conheceram o Meliponário e as espécies de abelhas nativas sem ferrão que temos ali”, contou a educadora Cristiane Crispim.

A equipe de Educação Ambiental da Sema relacionou o uso do agrotóxicos à morte de abelhas, os riscos que esses pesticidas causam à saúde do ser humano em razão da contaminação dos alimentos e quais os cuidados que se deve ter, como por exemplo, consumir frutas, verduras e legumes orgânicos.

Para finalizar, todos os participantes tiveram a oportunidade de conhecer a Feira de Orgânicos, que ocorre todos os sábados no parque. “Os pais adquiriram produtos e conversaram com os produtores rurais”, contou Cristiane.

A ideia da Sema com o curso de férias foi de aproveitar esta época de recesso escolar e proporcionar às crianças um lazer educativo em contato com a natureza, estimulando uma infância saudável, por meio de atividades lúdicas que despertam para o protagonismo e o cuidado com o meio ambiente. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (15) 3224.1997 (Parque da Biquinha).