11/1/2018 - Sorocaba - SP

Crespo recebeu munícipes no “Fale com o Prefeito”

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba

O prefeito José Crespo recebeu na última terça-feira (9) seis munícipes que participaram do projeto “Fale com o Prefeito”, criado por ele em 2017 para aproximar a administração pública da população e receber demandas e sugestões individuais ou coletivas. A edição desta semana tinha sido agendada para dezembro do ano passado, mas teve de ser remarcada por conta de alguns compromissos de última hora.

O projeto tem sido uma ferramenta importante entre a administração municipal e a população, já que esse canal possibilita que os munícipes tenham acesso direto ao prefeito. Cada pessoa inscrita, tem 10 minutos para apresentar suas propostas ou sugestões que são recebidas pelo prefeito e, posteriormente, encaminhadas à sua assessoria. “Nós recebemos essas propostas e damos encaminhamento a cada uma delas. Algumas são mais viáveis e rápidas, outras nem tanto”, disse o prefeito.

Segundo José Crespo, o que chamou a atenção nesta edição do projeto foi que a maioria dos munícipes apresentou propostas de cunho coletivo, com pedidos de asfaltamento de ruas, iluminação pública, conservação de quadra de esporte e até a criação de um aplicativo destinado aos usuários do sistema público de saúde municipal.

Esta última sugestão foi dada pelo servidor público da Prefeitura de Sorocaba, Élio Maia. “Esse aplicativo concentraria as informações de interesse dos usuários da rede municipal de saúde, como funcionamento das UBSs – Unidades Básicas de Saúde, fornecimento de medicamentos, entre outras informações”, explicou Élio.

Para o prefeito José Crespo, a idéia foi interessante, mas demanda de um estudo mais detalhado. Ele repassou a proposta à Secretaria da Saúde. Quanto às demais propostas apresentadas pelo servidor, o chefe do executivo destacou que são bastante interessantes e que mostram que a população tem esse engajamento dentro da sua comunidade.

Já o estudante de Direito, Christopher Soares, aproveitou a oportunidade para apresentar ao prefeito suas sugestões, dentre elas a criação de um banco de dados para que a população e até os servidores públicos possam participar. “A gente percebe que muitas pessoas têm propostas muito boas para a cidade, mas não conseguem repassá-las ao poder público”, disse o estudante, que elogiou a atenção com que foi recebido pelo prefeito no sexto andar da prefeitura. O prefeito José Crespo encaminhou o jovem à ouvidora da Prefeitura, Marina Elaine Pereira, para o detalhamento da proposta.

Aos 13 anos de idade, a estudante Ana Cristina Rodrigues Henrique também participou desta edição do projeto “Fale com o Prefeito”. Ana Cristina, que é escritora e poetisa, mostrou ao prefeito os dois troféus que ela recebeu recentemente em prêmios de literatura, e aproveitou para convidá-lo para o lançamento do seu terceiro livro. Desta vez, Ana promete surpreender os leitores com uma história baseada em tecnologia. A data e o local do lançamento do livro, entretanto, ainda não foram definidos. Ana Cristina disse que, mesmo antes de ser prefeito, José Crespo já acompanhava e apoiava seu trabalho literário.

Outro a falar com o prefeito foi o líder comunitário Roberto de Inácio dos Santos, que há mais de 20 anos atua na Zona Norte de Sorocaba. Roberto apresentou mais de 20 pedidos feitos por moradores do Parque São Bento, como asfaltamento de algumas ruas, a instalação de semáforos, além da recomposição de uma quadra de esportes do bairro que está abandonada há anos e precisa voltar a ser utilizada pelos moradores.

O prefeito José Crespo, acompanhado da assessora Folguy Garcia, encaminhou todos os pedidos apresentados pelos munícipes às respectivas secretarias.

Para este ano, as datas do “Fale com o Prefeito” já foram disponibilizadas no site da prefeitura (www.sorocaba.sp.gov.br), mas as vagas de janeiro e fevereiro já foram preenchidas. As inscrições também podem ser feitas nas Casas do Cidadão. O preenchimento das vagas é feito por ordem de inscrição.