4/9/2019 - Sorocaba - SP

Comissão trata da política de Educação Ambiental e da criação de um coletivo ambiental

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba

A Comissão Intersetorial de Educação Ambiental (Cisea) se reuniu na manhã desta terça-feira (3) no Jardim Botânico “Irmãos Villas Bôas”.  O encontro contou com a presença do secretário do Meio Ambiente, Parques e Jardins (Sema), Maurício Tavares da Mota. Entre os assuntos tratados estão a revisão do Programa Municipal de Educação Ambiental de Sorocaba (Promea) e a criação de um coletivo ambiental em Sorocaba ainda no segundo semestre de 2019.

Organizada pela Secretaria do Meio Ambiente, a comissão foi criada pelo decreto nº 21.957, de 16 de setembro de 2015, e envolve representantes das secretarias municipais, Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae), Urbes e Parque Tecnológico. O objetivo é promover a interdisciplinaridade da Educação Ambiental, ou seja, ela deve ser discutida e difundida em todos os setores de uma organização, criando um fortalecimento do processo de percepção, discussão e ação em prol da esfera ambiental do município.

O secretário Maurício Tavares da Mota falou da importância do grupo focar na discussão do Promea. “A nossa meta é discutir a nossa política até o fim deste ano, avaliarmos o que está dando certo e o que não está e assim chegarmos a um denominador comum. É algo complexo, mas acredito que a construção tem que ser feita de forma coletiva e essa comissão será muito importante para isso”, enfatiza.

O técnico ambiental Aldo José Bittencourt Lopes Teixeira solicitou que os integrantes da Cisea enviem as sugestões referentes ao Promea para a Secretaria do Meio Ambiente avaliar cada uma. O Programa Municipal de Educação Ambiental de Sorocaba consiste como uma medida estruturante para o município planejar e executar a educação ambiental enquanto uma política pública de Estado que perpasse as administrações e que traduza os ideais dos distintos atores sociais de Sorocaba.

Com relação ao coletivo ambiental, um dos bairros sugeridos durante a reunião foi o Jardim Piazza Di Roma, por ter uma associação de moradores atuante e bem organizada. Sorocaba teve o seu primeiro Coletivo Ambiental de Aparecidinha em 2013, composto por lideranças e educadores ambientais do bairro, que realizaram diversas ações e melhorias para a região.

Durante o encontro, o técnico ambiental Aldo também falou sobre a programação planejada para celebrar o Dia da Árvore (21 de setembro) e falou sobre as atividades da Campanha de Prevenção e Combate às Queimadas 2019. O próximo encontro da Cisea ocorrerá no dia 29 de outubro.