25/2/2011 - Sorocaba - SP

Comissão Especial do Trabalho Precário realiza sua primeira reunião

da assessoria de imprensa da câmara de Sorocaba

A comissão especial, proposta pelo vereador Luis Santos (PMN), define em sua primeira reunião estratégias para sua atuação

A Comissão Especial do Trabalho Precário, que irá fiscalizar as condições de trabalho de operários em Sorocaba, proposta pelo vereador Luis Santos (PMN), realizou sua primeira reunião na tarde desta quinta-feira (24), logo após a sessão ordinária da Câmara Municipal. Além de Luis Santos, que foi eleito presidente, e Anselmo Neto (PP), eleito secretário, a comissão é integrada, ainda, pelos vereadores Izídio de Brito (PT) e Francisco Moko Yabiku (PSDB).

Nesta primeira reunião, foram definidas as estratégias de trabalho da comissão, que irá buscar apoio de entidades e órgãos públicos ligados à construção civil, com o objetivo de ajudar na prevenção e fiscalização do trabalho precário em Sorocaba. Para a próxima reunião, já agendada para 17 de março próximo, às 13h30, na Câmara Municipal, representantes desses órgãos e entidades serão convidados a participar dos trabalhos.

Segundo o vereador Luis Santos, o trabalho da comissão especial é imprescindível, sobretudo diante do crescimento da construção civil no município, com a implantação de condomínios e a vinda Toyota para Sorocaba. Para o vereador, ao acompanhar o processo de contratação de operários de outras cidades e Estados no município, a comissão poderá evitar problemas como o que ocorreu recentemente em Sorocaba, quando um grupo de operários nordestinos foram vítimas de condições precárias de trabalho.

O vereador lembrou que a própria delegada do Ministério do Trabalho, Mônica Annunciato Marques da Silva, que acompanhou o caso dos trabalhadores nordestinos em situação precária, alertou para os graves problemas sociais que podem surgir de situações do gênero, caso elas não sejam coibidas.