10/9/2018 - Sorocaba - SP

Cerca de sete mil pessoas acompanham o desfile do Dia Independência

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba

Cerca de sete mil pessoas, segundo estimativas da Guarda Civil Municipal e também da Polícia Militar, foi ao centro da cidade nesta sexta-feira para acompanhar o já tradicional desfile para celebrar o Dia da Proclamação da Independência do Brasil. Em duas horas e meia de apresentação, aproximadamente 3 mil integrantes de projetos sociais, ONGs, associações de classe, instituições de ensino e escoteiros, além de corporações militares, Polícia Civil e da Guarda Civil Municipal (GCM) participaram pelas ruas São Bento e XV de Novembro da celebração, realizada pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo (Secultur).

O prefeito José Crespo e a primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade (FSS), Lilian Crespo, acompanharam o desfile, assim como secretários municipais e demais autoridades civis e militares. Antecedendo ao desfile, foi realizado o ato cívico na Praça Coronel Fernando Prestes, no Centro, para celebrar os 196 anos da Independência do Brasil.

Durante o ato cívico, foi realizado o hasteamento das bandeiras do Brasil, do Estado de São Paulo e de Sorocaba, com a participação da Banda Regimental do CPI-7 da Polícia Militar. Outra atração foi a participação especial do coral formado por funcionários da Urbes – Trânsito e Transportes, que contagiou o público presente, sobretudo, ao cantarem a música “Canção da América”, de Milton Nascimento. Neste momento, o prefeito José Crespo, sua esposa, Lilian Crespo e o titular da Semob e presidente da Urbes, Luiz Alberto Fioravante, foram homenageados e chamados para participar do Coral.

Os vereadores Luis Santos e Wanderley Diogo, representando o Legislativo destacaram a importância da data. Também discursaram o chefe da 14ª Circunscrição do Serviço Militar (14ª CSM), coronel Sandro Peres Zanetti, e o comandante do Comando de Policiamento do Interior 7 (CPI-7), o coronel Antonio Valdir Gonçalves Filho.

Já o prefeito José Crespo enfatizou ser este dia uma data de grande relevância e para reflexão da importância do civismo e dos valores morais para a sociedade. “Eu tenho muito o que aprender ainda ao longo de minha vida, mas algumas coisas essa vida já me ensinou e que eu considero os três principais pilares que temos que reverenciar: Deus, acima de tudo; a nossa pátria e a nossa família”, concluiu.

 

Desfile cívico

 

Já por volta das 9h, teve início o tradicional desfile comemorativo nas ruas São Bento e Quinze de Novembro com a participação 31 instituições civis e militares da cidade. As fanfarras e bandas marciais deram um espetáculo à parte, executando números musicais de diferentes estilos. A apresentação dos veículos das corporações da Polícia Militar, Guarda Civil Municipal (GCM), Polícia Civil, Bombeiros, Polícia Rodoviária, além de carros antigos, como Opalas, Jeeps, motocicletas, além de dois ônibus articulados que deverão integrar o BRT, chamaram a atenção do público presente. O helicóptero “Águia”, da Polícia Militar, também participou do evento, sobrevoando a região do desfile.

Participaram do evento, a Banda Regimental do CPI-7 da Polícia Militar, 14ª CSM (Circunscrição de Serviço Militar), Tiro de Guerra de Sorocaba, Batalhão da PM e alunos do Proerd (Programa Educacional de Resistência às Drogas) e do JBA (Jovens Brasileiros em Ação) e Guarda Civil Municipal (GCM).

As entidades motorizadas que participaram da solenidade foram o 7º Batalhão da Polícia Militar, 15º Grupamento de Bombeiros, Polícia Civil, GCM, Defesa Civil, Urbes – Trânsito e Transportes, Creci- Delegacia Sub Regional, Jeep Clube de Sorocaba, Chevete, Opala Clube e Moto Clube Adventista.

Também participaram do desfile a pé o Clube Desbravadores e Aventureiro, Moda Arte Sem Barreiras, 20° Distrito Escoteiro Sorocaba, Oficina de Integração Céu Azul – Guarda Mirim de Sorocaba, ECET – Espaço Cultural Manoel Correa, Colégio da Cruz Azul – Unidade Sorocaba / PM, Associação de Karatê Kuro Obi, E.E. Isabel Monteiro, Ordem DeMolay, Ordem Internacional Arco-Íris para Meninas Assembleia Nova Era, Centro de Educação Pré-Militar, Bombeiros (Sociedade Civil), E.E. Mario Guilherme, ASPREM- Pré Militar.

O desfile também contou com a participação dos Narcóticos Anônimos, Conselho Municipal de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra (CMPDCN), BSGI, Legião da Boa Vontade, Gpaci, Instituto Humberto de Campos, Grupo Cidadania Reviver, Grupo Sucuaruna e Fanfarra Municipal de Sorocaba.

 

Elogios

 

A jovem Sueli da Silva, de 25, foi uma das que acompanhou o evento e não poupou elogios. “Está tudo muito bonito e organizado, a exemplo do desfile do aniversário da cidade, no dia 15 de agosto”, disse.

Já a dona de casa, Martha Augusta de Albuquerque, de 47 anos, levou os filhos Guilherme, de 5 anos, e Felipe, 10 anos, para prestigiarem ao evento. “No ano passado, nós já estávamos aqui acompanhando e, mais uma vez, não poderíamos deixar de vir. Meus meninos, assim como eu, gostam de ver os desfiles cívicos. É maravilhoso”, afirmou.