2/12/2010 - Sorocaba - SP

Centros de Referência de Assistência Social concluíram a 1ª ExpoCras

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba

A Primeira ExpoCras realizada  nas oito unidades dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) terminou nesta terça-feira (30), com atividades desenvolvidas para as comunidades dos bairros Jd. Ipiranga, Vila Helena, Ana Paula Eleutério e Cajuru. Na segunda-feira, elas ocorreram nos CRAS do Laranjeiras, Parque São Bento, Brigadeiro Tobias  e Nova Esperança. Pelo menos 1.600 pessoas assistiram às palestras e visitaram as exposições promovidas.

A Secretária da Cidadania disse que “o objetivo da ExpoCras foi mostrar à comunidade o resultado de um ano de trabalho dessas unidades, em seus diversos programas de atenção à família, aos jovens, idosos, à mulher". Além de ver as diferentes peças de artesanato, tricô e crochê, bijuterias, os visitantes ainda puderam participar de palestras tratando de direitos da família, de prevenção e combate à violência doméstica e contra a mulher, prevenção de doenças.

CRAS

No CRAS do Jardim Ipiranga as mostras dos trabalhos feitos pelas mulheres e as bijuterias trabalhadas pelos jovens assistidos pelo Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti), a restauração de móvel, feitos por jovens participantes do ProJovem adolescentes, foram as atrações do público.

Adriana dos Santos Silva é uma das participantes do curso de tricô e crochê que estava na mostra no Jd. Ipiranga não apenas exibindo as peças que criara, mas também dando mostras de suas habilidades na trama dos fios e tricotando durante o evento. “Quando vim para cá, em setembro, não sabia nada disso. Aproveitei bem as lições da professora Maria da Glória de Souza, e agora estou produzindo muito. Com isso já consigo vender algumas peças e gerar renda para a minha família”, disse Adriana. A secretária disse ter gostado da receptividade do público a essa ExpoCras que, a partir de agora, será realizado anualmente.