15/12/2010 - Sorocaba - SP

Campanha ecológica será apresentada na Câmara

da assessoria de imprensa da câmara municipal de Sorocaba

A Campanha “Vamos Tirar o Planeta do Sufoco”, visando à redução de sacolas plásticas em supermercados, será apresentada em audiência convocada por iniciativa do vereador João Donizeti (PSDB)

A Campanha “Vamos Tirar o Planeta do Sufoco” — que tem como objetivo reduzir substancialmente o consumo de sacolas plásticas em supermercados — será apresentada à população, na Câmara Municipal de Sorocaba, nesta quarta-feira (15), às 9h30 horas. A audiência foi proposta pelo vereador João Donizeti Silvestre (PSDB) e a campanha será desenvolvida pela Apas (Associação Paulista de Supermercados) em parceria com o poder público e a participação da sociedade organizada.

Queremos que a participação da população sorocabana nesse encontro seja a mais ampla possível. Precisamos discutir com toda a sociedade hábitos mais saudáveis de consumo e o descarte adequado do lixo”, sustenta João Donizeti. Autor da Lei 9.265, que obriga os hipermercados a oferecerem aos clientes sacolas retornáveis ou embalagens biodegradáveis, o vereador elogia a iniciativa dos supermercadistas: “É uma demonstração de responsabilidade social por parte das grandes redes de supermercados, que merece todo o nosso apoio”.

Modelo de Jundiaí  — A Campanha “Vamos Tirar o Planeta do Sufoco” em Sorocaba seguirá os moldes da que foi implantada pela Associação Paulista de Supermercados em Jundiaí. Três meses após seu lançamento, a entidade estima que 66 milhões de sacolas plásticas deixaram de ser utilizadas na cidade paulista, o que representa 240 toneladas de plásticos a menos no aterro sanitário do município. “O sucesso da campanha em Jundiaí se deve ao engajamento da população da cidade. Esperamos que ocorra o mesmo em Sorocaba, por isso a convocação desse encontro”, explica João Donizeti.

Juntamente com a secretária do Meio Ambiente, Jussara de Lima Carvalho, o vereador João Donizeti esteve reunido mais de uma vez com representantes da Associação Paulista de Supermercados e das redes Carrefour, Pão de Açúcar e Walmart, quando foi discutida a proposta de implantação da campanha idealizada pelos supermercadistas. Na reunião foi definido um grupo de trabalho com o objetivo de efetivar as ações necessárias para a implantação do programa de redução do uso de sacolas plásticas no município e, segundo João Donizeti, a audiência pública — que deve contar com autoridades e representantes dos supermercadistas — faz parte desse processo.