20/1/2011 - Sorocaba - SP

Bulevar Braguinha começa a receber o novo piso

da assessoria de imprensa da prefeitura de Sorocaba

As obras para substituição do piso do Centro já começam a mudar o visual do Bulevar Braguinha, um dos principais corredores comerciais da região central. A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Obras e Infraestrutura Urbana (Seobe), deu início na manhã desta quarta-feira (19) a implantação do novo piso neste local, no cruzamento com a Bulevar Barão do Rio Branco. Paralelamente, prossegue a retirada do antigo piso em porcelanato em outros pontos da Braguinha, que também serão sinalizados e isolados por telas, para garantir a segurança dos pedestres e não prejudicar o funcionamento do comércio. 

 

Os 38 mil m² do antigo piso em porcelanato serão substituídos pelo do tipo ladrilho hidráulico. Conhecido como “piso padrão”, o modelo foi definido pela Prefeitura a partir de uma enquete, quando foi escolhido por 89% dos 1.746 entrevistados, por ser considerado menos escorregadio. O piso que está sendo implantado é da cor cinza, sendo que nas laterais, os ladrilhos são amarelos e do modelo direcional, visando facilitar o deslocamento de deficientes visuais. Atendendo às normas de acessibilidade, as esquinas terão pisos do tipo tátil, voltado às pessoas com mobilidade reduzida e que, por exemplo, façam o uso de cadeiras de rodas ou andadores.

A segunda fase das obras de substituição do piso começou no último dia 10 e já resultou na retirada de mais de 7 mil m² do antigo piso em porcelanato, na Braguinha e na Praça Cel. Fernando Prestes. Os serviços continuam mesmo com a chuva constante e, para agilizar o processo de retirada do antigo piso, a Seobe vem, inclusive, usando uma máquina fresadora: uma espécie de “veículo”, conduzida por um operador, com uma lâmina rotativa para cortar o porcelanato, o que facilita sua retirada. Na Braguinha, o equipamento é usado no período noturno. Durante o dia, os serviços continuam no local manualmente, possibilitando o funcionamento regular do comércio.