9/2/2011 - Sorocaba - SP

ARTIGO - Proteção à Mulher

da assessoria de imprensa da prefeitura de Sorocaba

Na segunda-feira demos um passo importante para o resgate do respeito e da proteção às mulheres vítimas de violência. Ao ser lançada a pedra fundamental do prédio que abrigará o Centro de Referência da Mulher (Cerem), a emoção tomou conta de todos pelo significado daquele ato para muitas mulheres que, em pleno século 21, ainda são alvo de violência, principalmente a doméstica.

Foi muito bem colocado pelo jornalista Sérgio Said - irmão da saudosa Selma Said, que empresta o nome à futura sede do Cerem - que é de envergonhar qualquer homem a condição de violência à qual a mulher está sujeita. Infelizmente, a agressão física e psicológica faz milhares de vítimas e cabe ao Poder Público criar mecanismos para preservar a integridade física e psíquica dessas mulheres, dando-lhes atenção e proteção adequada.


Estamos buscando melhores condições de acolhimento e atendimento psicossocial para as mulheres que vivem essa situação tão difícil. Para isso contamos com o apoio imprescindível das instituições de defesa dos direitos das mulheres de Sorocaba, que se destacam pelo engajamento e pelo empenho a essa justa causa. Além do trabalho das valorosas voluntárias do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, também destacamos o engajamento da deputada Maria Lúcia Amary e da vereadora Neusa Maldonado, que dentro de suas esperas de atuação não mediram esforços para conseguir recursos que, somados aos investimentos da Prefeitura, estão viabilizando a construção deste prédio, com toda infraestrutura para atender com eficiência e qualidade.

Para se ter uma dimensão do problema, somente em 2010 a estrutura provisória do Cerem realizou mais de mil atendimentos às mulheres que tiveram a coragem de buscar ajuda. Muitas ainda se calam diante da violência.

Com previsão de seis meses para sua conclusão, o novo Centro de Referência da Mulher será um marco para a cidade e referência para a grande maioria dos municípios deste país. 

Vitor Lippi
Prefeito de Sorocaba