9/2/2011 - Sorocaba - SP

Aprovado projeto que institui discussão permanente sobre segurança pública

da assessoria de imprensa da câmara de Sorocaba

O Foro de Segurança Pública, proposto pela vereadora Neusa Maldonado (PSDB), irá monitorar a criminalidade e a violência em Sorocaba

Os vereadores de Sorocaba aprovaram, por unanimidade, em primeira discussão, o projeto de lei de autoria da vereadora Neusa Maldonado (PSDB) que institui em Sorocaba o “Foro Municipal de Segurança Pública”, durante a sessão ordinária desta terça-feira (8).

O principal objetivo do Foro é estabelecer um diálogo constante entre autoridades públicas, organizações não-governamentais, instituições e população em geral, para discutir e fomentar políticas públicas nos pontos pertinentes ao combate a violência, ao crime organizado e consumo de entorpecentes.

O Foro, que deverá ser realizado a cada trimestre, resultou de uma proposta feita pela vereadora Neusa Maldonado durante audiência pública realizada em 10 de junho do ano passado, onde se discutiu a questão da segurança pública na cidade. Na ocasião, a proposta da parlamentar recebeu apoio das autoridades presentes, entre promotores, delegados, policiais civis e militares e guardas municipais.

A discussão do projeto ocorreu no mesmo dia em que policiais militares estiveram na Câmara Municipal para explicar aspectos relativos ao provável convênio da Prefeitura Municipal com o Governo do Estado, resultando na parceria chamada Operação Delegada, que visa reforçar a segurança na cidade. Neusa Maldonado destacou que o Foro será o ambiente ideal para que sejam expostos à população os resultados dessa parceria.

Na minha visão, o foro é uma ferramenta que servirá como um termômetro para medir a eficácia das ações empreendidas a nível municipal e até estadual, no sentido de ampliar a segurança em Sorocaba”, defende a parlamentar.