23/2/2011 - Sorocaba - SP

“Anel Ferroviário de Sorocaba poderá ser uma revolução econômica”

da assessoria de imprensa da câmara de Sorocaba

A afirmação é do vereador Helio Godoy (PTB), presidente da comissão especial que acaba de ser criada com o objetivo de estudar a retirada da via férrea do centro da cidade

A Câmara Municipal aprovou, nesta terça-feira, 22, a criação de comissão especial para discutir a retirada da via férrea do centro de Sorocaba com a conseqüente construção de um anel ferroviário em torno da malha urbana do município. Proposta pelo vereador Helio Godoy (PTB), que irá presidi-la, a comissão será formada pelos vereadores Rozendo de Oliveira (PV) e Izídio de Brito (PT), que juntamente com Godoy integram a Comissão de Ciência e Tecnologia, mais os vereadores Neusa Maldonado (PSDB), João Donizeti Silvestre (PSDB), Anselmo Neto (PP) e Gervino Gonçalves (PR), o Cláudio do Sorocaba I.

A criação da comissão especial foi aprovada por unanimidade e, segundo o vereador Helio Godoy, seus trabalhos terão início com a solicitação de informações para vários órgãos municipais e estaduais, além da própria ALL (América Latina Logística), concessionária responsável pela ferrovia. “Nós próximos dias, vamos marcar uma reunião com todos os membros da comissão para traçarmos as estratégias de trabalho. A construção do anel ferroviário poderá ser uma revolução econômica, por isso, vamos mobilizar a sociedade para alcançar esse objetivo”, adianta o presidente da comissão.

Para Helio Godoy, a construção do anel ferroviário é essencial para o novo ciclo de desenvolvimento do município: “Com a vinda da Toyota e a implantação do Parque Tecnológico, as novas indústrias que virão para Sorocaba irão precisar de uma malha ferroviária moderna, assim como as empresas da Zona Industrial, que também serão beneficiadas”. O vereador salienta que o anel ferroviário deverá ser totalmente integrado ao sistema ferroviário do país, desde a Ferrovia Norte-Sul, que está sendo construída pelo governo federal, até os ramais que levam aos países andinos, passando pelos demais troncos ferroviários.

Revolução no trânsito — Para Helio Godoy, a retirada dos trilhos do centro da cidade possibilitará uma “verdadeira revolução” no trânsito. “No lugar por onde passa a linha férrea, poderá ser construída uma segunda marginal, desde Votorantim até a região do Paço. Também haverá espaço livre para a abertura de várias avenidas interligando as regiões da cidade, melhorando consideravelmente o trânsito em todo o perímetro urbano”, explica o vereador, ressaltando que a medida também vai reduzir os riscos de acidentes.

O vereador Rozendo de Oliveira nos informou que já existe um anteprojeto do anel ferroviário de Sorocaba elaborado pelo Exército Brasileiro, que tem avançada tecnologia na área, com engenheiros especializados em grandes obras de infra-estrutura de transporte. Vamos utilizar esse material como ponto de partida e também iremos buscar subsídios onde estão sendo construídos anéis viários, como o Grande ABC, além de Curitiba e Camaçari, na Bahia”, explica Godoy.

O vereador acredita que o trabalho da comissão especial é o primeiro passo para se viabilizar o anel ferroviário. “Essa é uma obra grandiosa, que demanda vontade política, viabilidade técnica e, sobretudo, suporte econômico. Por isso, vamos buscar apoio de órgãos como o Banco Mundial e o BNDES, que têm capacidade para financiar projetos dessa envergadura”, adianta Godoy. A comissão, segundo o vereador, também vai buscar o respaldo dos Ministérios dos Transportes e da Ciência e Tecnologia.

Fotos do mapa mostrando o futuro traçado do anel ferroviário podem ser vistos no sítio pessoal do vereador Helio Godoy (www.heliogodoy.com.br).