7/11/2018 - Sorocaba - SP

Ainda há vagas para oficina infantil de Jogos Teatrais na Biblioteca Municipal

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba

Neste sábado (10), das 13h30 às 14h40 e das 15h30 às 16h30, crianças de 7 a 11 anos de idade poderão participar da oficina gratuita de Jogos Teatrais na Biblioteca Municipal “Jorge Guilherme Senger”, no Alto da Boa Vista. A atividade, que visa desenvolver a linguagem artística, será ministrada por Antonio Silva. As vagas são limitadas e as inscrições devem ser feitas até sexta-feira (9), das 8h às 16h50, pelo telefone (15) 3228.1955.

Promovida pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo (Secultur), a atividade tem como objetivos promover no “jogador” um senso de autodescoberta, de capacidade e de atravessamento de fronteiras pessoais. No jogo, o aluno é o principal atuante e participante no processo de conhecimento.

O jogo teatral foi desenvolvido por Viola Spolin e trazido pro Brasil por Ingrid Koudella. Essa didática tem mais de 100 anos de aplicação e visa desenvolver um “player” ativo. No Jogo Teatral é dado problemas para a solução de problemas. O aluno torna-se, então, o artesão de seu conhecimento, desenvolvendo noções de interatividade, de criticidade mas sem interferir no “eu” de cada aluno.

Uma aplicação de jogos teatrais, diferentemente do que se imagina, não é uma aula de teatro comum, que a criança vai decorar falas e apresentar. De forma lúdica, como numa brincadeira, os jogos teatrais se realizam e chegam em seus objetivos mas sem determinar rótulos (“esse jogo serve para isso!”). Cada jogo visa desenvolver algo diferente no grupo, de forma que o aplicador induza a essa consciência.

A Biblioteca Municipal está localizada na rua Ministro Coqueijo Costa, 180, no Alto da Boa Vista.