26/8/2019 - Sorocaba - SP

Ação de prevenção às queimadas atinge quase 100 pessoas em feira livre de Aparecidinha

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba

Em torno de 100 pessoas participaram neste sábado (24) da ação educativa da Campanha de Prevenção e Combate às Queimadas na feira livre de Aparecidinha, num pequeno trecho da rua do Terço. Ao lado das barracas dos feirantes, foi montada uma exposição de animais taxidermizados (empalhados) de espécies da região que sofrem com as queimadas, como o teiú, o tamanduá-bandeira, o jabuti e o pica-pau.

Realizada pela Secretaria do Meio Ambiente, Parques e Jardins (Sema), a atividade visa alertar a população sobre os riscos à saúde pública e ao meio ambiente ocasionados pelas queimadas e reduzir o número de ocorrências no município. Um folheto informativo também foi entregue aos moradores.

As queimadas se agravam nesta época do ano, pois corresponde ao período de estiagem, o que contribui muito para o tempo ficar ainda mais seco e consequentemente mais fácil de ocorrer focos de incêndios. Na próxima semana, a ação ocorrerá na feira livre do Jardim São Guilherme e de Brigadeiro Tobias.

A moradora de Aparecidinha, Renata Sotero, foi uma das pessoas que participou da ação educativa. “Muita gente não tem a consciência ambiental. Sempre que passo pela rodovia Raposo Tavares vejo queimadas. Muito bacana a ação de vocês. Estão de parabéns”, elogiou.

Quem também participou da campanha e conferiu a exposição com os dois filhos foi Juliano Messias de Andrade, morador do Jardim Josane. Ele reclamou de muitas queimadas na região e reconhece que além dos problemas acarretados à saúde do ser humano, os animais também sofrem com os incêndios. “Meus filhos têm rinite e sofrem bastante nesta época. Imagine então esses animais?”, destacou.

 

Danos à saúde e ao meio ambiente

As queimadas causam graves problemas de saúde pública, aumentando o número de adultos e crianças com problemas respiratórios crônicos, como a asma, devido à fumaça produzida e pela fuligem lançada na atmosfera, além de danos ao meio ambiente, dizimando a fauna e a flora típica do local.

Outro risco a saúde está na queima de lixo, especialmente materiais plásticos, lançando compostos tóxicos na atmosfera que podem provocar severas irritações às vias respiratórias, quando inalados. Além disso, a queima de qualquer material combustível produz o gás carbônico, principal responsável pelas alterações climáticas perceptíveis atualmente.

Ao presenciar uma queimada, o cidadão deve ligar para o telefone 193 (Corpo de Bombeiros). Já denúncias devem ser feitas pelo telefone 156 (Prefeitura de Sorocaba). A prática é criminosa e a multa pode chegar em até R$ 3.030,00, conforme a lei municipal nº 10.151, de 27 de junho de 2012.

As pessoas também podem contribuir não ateando fogo em mato, lixos e folhas; descartando corretamente lixo, entulhos de construção, restos de poda e folhas secas; não jogando bituca de cigarro nas vias públicas; e orientando parentes, amigos e vizinhos sobre os problemas da queimada. Além disso, é muito importante os terrenos sejam mantidos limpos pelos proprietários.