30/7/2018 - Sorocaba - SP

Abertura oficial da 10ª Festa da Colônia Japonesa reúne autoridades

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba

Festa acontece neste final de semana

O Prefeito José Crespo, a primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Lilian Crespo e secretários municipais participaram da abertura oficial da 10ª Festa da Colônia Japonesa, neste sábado (28), na Praça Kassato Maru, no Campolim. Os representantes do Poder Público municipal subiram ao palco junto aos organizadores do evento, entre eles, o presidente da UCENS (União Cultural e Esportiva Nipo-Brasileira de Sorocaba), Roberto Matsushima, representantes de empresas japonesas consolidadas em Sorocaba, como a Toyota do Brasil e também do deputado federal Vitor Lippi, para a solenidade da abertura oficial.

Para a realização do evento, o apoio da Prefeitura foi fundamental, por meio das secretarias de Cultura e Turismo (Secultur), e da Urbes – Trânsito e Transportes e da secretaria de Conservação, Serviços Públicos e Obras. “ Eu queria agradecer toda a contribuição da Prefeitura para a realização deste evento, que neste ano é especial, pois comemoramos também os 110 anos da imigração japonesa no Brasil”, disse Roberto Matsushima.

No primeiro dia da tradicional Festa Japonesa, milhares de pessoas aproveitaram para um passeio cultural com música, dança e uma grande variedade gastronômica. Além disso, o evento tem cunho social na contribuição de 13 entidades assistenciais de Sorocaba.

“Nós, como agentes políticos, estamos aqui de passagem, mas compreendemos a importância que este evento já representa em nossa cidade e não medimos esforços para ajudar no que for preciso. Todos nós que estamos aqui temos algo em comum que é o amor e o compromisso com a terra em que estamos vivemos que é Sorocaba. A colônia japonesa contribui com o crescimento do nosso município, nesta linha podemos citar aqui a Toyota que emprega tanta gente e que em breve contratará mais centenas de pessoas”, ressaltou José Crespo.

Na programação deste ano teve novidade com a premiação dos três primeiros colocados do 1º Concurso Cosplay, pessoas que se fantasiam de forma completa, representando determinado personagem de animação japonesa. Quem quiser participar ainda dá tempo, o evento segue até as 20h deste domingo.

No local é possível encontrar comidas típicas, como sushi, sashimi, guioza, tempurá e yakissoba. A cultura oriental também será apresentada através do bazar que contará com diversos produtos japoneses como roupas, futons, facas e animes. A Praça Kasato Maru fica entre as avenidas Antônio Carlos Comitre e Washington Luiz, no Campolim. De acordo com a Urbes, a via será liberada na madrugada de segunda-feira (30), após o término da desmontagem das barracas e limpeza do local.

Estiveram presentes os secretários: Luiz Alberto Fioravante (Mobilidade e Acessibilidade), Mirian Zacareli (Planejamento e Projetos), Roberto Battaglini (Urbes – Trânsito e Transporte), Fábio Pilão (Conservação, Serviços Públicos e Obras) e  representantes da secretaria de Relações Institucionais e Metropolitanas (Serim), além do vereador Wanderlei Diogo.