1/6/2020 - Sorocaba - SP

Reabertura controlada do comércio também prevê adaptações no transporte coletivo

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba

Com a fase dois de reabertura controlada do comércio local, a operação do transporte coletivo será alterada, com aumento na oferta de ônibus para a população, passando a 50% da frota em circulação. Linhas de bairros com maior adensamento populacional terão reforço nas ofertas de viagens, com a circulação de mais ônibus.
Os horários de operação das linhas estarão disponíveis no site da Urbes (urbes.com.br), no aplicativo Cittamobi e no aplicativo Urbes Transportes. Os usuários do sistema também podem consultar os horários dos ônibus por meio do telefone 118, opção 2.
O uso de máscaras no transporte coletivo continua obrigatório para os passageiros, motoristas e agentes de bordo. A determinação é prevista no decreto municipal nº 25.733/20, bem como no decreto estadual nº 64.956/20, e obriga todas as pessoas a utilizarem a máscara de proteção facial nos meios de transporte coletivos e, também, ao sair às ruas e circular nos locais públicos.
Vale destacar ainda que todos os protocolos de segurança visando evitar a contaminação pela Covid-19 estão mantidos como o reforço na higienização dos ônibus, nas plataformas, banheiros e demais espaços dos terminais e Áreas de Transferência, realizados no período noturno.

Trânsito
A partir de segunda-feira (1o de junho) as vagas de Zona Azul voltam ao funcionamento. Com isso, essas vagas serão fiscalizadas pelos agentes de trânsito para que o uso ocorra de forma rotativa a fim de atender a toda população.
A Urbes recomenda que os motoristas optem, preferencialmente, pelo uso do crédito adquirido via aplicativo Zona Azul Urbes a fim de evitar o contato com outras pessoas.

A obrigatoriedade do uso do crédito ocorre de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h, e sábado, das 9h às 13h. Os créditos são válidos por até 1 hora, podendo ser utilizados até 2 créditos de 1 hora, de acordo com o prazo estabelecido nas placas de regulamentação.
É facultado ao usuário, dentro do período de validade do crédito deslocar o veículo de uma vaga à outra na Zona Azul.