A medida constatou irregularidades em quatro caixas eletrônicos de uma mesma empresa

Com o objetivo de averiguar a higienização de agências bancárias e caixas eletrônicos, o Procon, vinculado à Secretaria Jurídica (Saj), da Prefeitura de Sorocaba fiscalizou na última quinta-feira (25), doze bancos e empresas que administram máquinas instaladas em galerias e espaços públicos. Na ocasião, quatro caixas eletrônicos de uma mesma empresa apresentaram irregularidades consideradas como prática abusiva pelo órgão, nesta situação de pandemia. Foi contatada a falta de higienização e dispenser com álcool em gel, além da ausência  de demarcação no chão para facilitar o distanciamento.

De acordo com o superintendente do Procon Sorocaba, Carlos Rocco, a empresa responsável pelos caixas eletrônicos será autuada pelas irregularidades constatadas. Os demais fiscalizados atenderam às orientações com a higienização dos caixas eletrônicos, álcool em gel à disposição, demarcações no chão e ainda um funcionário controlando o acesso ao estabelecimento.

Ainda segundo Rocco, o Procon se preocupa com a proteção à saúde e a vida dos consumidores sorocabanos. “Assim como foram fiscalizados os supermercados e similares quanto à higienização de carrinhos, por exemplo, o Procon fiscalizará de forma contínua caixas eletrônicos, bancos e outros estabelecimentos para constatar a higienização dos ambientes e equipamentos de uso coletivo”, enfatizou.

Canais de atendimento

Após a suspensão do atendimento presencial em virtude do retorno de Sorocaba para a fase 1 do Plano São Paulo, o Procon Sorocaba atende aos consumidores exclusivamente pelo WhatsApp (15) 99198-2958. Também estão disponíveis os canais digitais procon.sorocaba.sp.gov.br, para denúncias, o  http://www.sorocaba.sp.gov.br/atendimento/#/Home/Solicitacao, aplicativo e redes sociais. Reclamações devem ser feitas pelo site www.consumidor.gov.br e pelo whatsapp.