27/7/2020 - Sorocaba - SP

400 sorocabanos já contribuíram com a consulta pública on-line sobre arborização urbana

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba

noticias.sorocaba.sp_.gov_.br-consulta-on-line-quer-saber-o-que-a-populacao-espera-da-arborizacao-urbana-da-cidade-whatsapp-image-2020-07-19-at-16.42.22-960x570

Prazo encerra no dia 14 de agosto

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria do Meio Ambiente e Sustentabilidade (Sema), recebeu até a manhã desta segunda-feira (27) 378 respostas da consulta pública on-line que visa descobrir os anseios da população a respeito da arborização urbana. Qualquer cidadão pode contribuir respondendo um questionário disponível no site da Sema: http://meioambiente.sorocaba.sp.gov.br/. O prazo termina no dia 14 de agosto.

A ação de gestão participativa teve início no dia 20 de julho e tem como objetivo diagnosticar em aspectos gerais as percepções e interesses da população quanto à arborização urbana em nossa cidade. Com base nas respostas, serão planejadas as ações de educação ambiental contempladas no Plano Municipal de Arborização Urbana (2009 – 2020), que neste momento está passando por revisão.

O Plano de Arborização Urbana de Sorocaba vem guiando nos últimos 12 anos a atuação da Secretaria do Meio Ambiente, com políticas públicas de arborização em áreas verdes, parques, vias e prédios municipais, e, graças a esse trabalho, ultrapassamos uma das metas estabelecidas. De acordo com o plano, a cidade tinha que alcançar 20% da área urbana com projeção de copa arbórea. Em 2012, o índice era de 16,35%. Neste momento, conforme levantamento realizado, o município conta hoje com 25,69% da projeção de copa em meio urbano.

A presença da arborização urbana tem comprovada eficiência para a estabilidade microclimática, redução da insolação direta e redução da velocidade dos ventos, além da melhoria das condições para a biodiversidade, redução de ruído, entre outros, desempenhando assim um importante papel na melhoria da condição ambiental das cidades e, consequentemente, a melhoria na qualidade de vida da população.

Entre as perguntas elaboradas pela equipe de Educação Ambiental, com apoio dos técnicos da Sema, para o questionário da consulta pública estão: se existe algum motivo que impeça o cidadão de ter uma árvore plantada na calçada em frente à sua residência; quais os benefícios da arborização urbana para a cidade; e qual bairro sugere para ações de plantio de árvores.

O atual Plano Municipal de Arborização Urbana pode ser conferido no site da Sema: http://meioambiente.sorocaba.sp.gov.br/gestaoambiental/plano-de-arborizacao-urbana-de-sorocaba/.