9/10/2017 - Sorocaba - SP

126 profissionais da saúde recebem capacitação sobre cardiologia

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba

whatsapp-image-2017-10-07-at-165037

A Prefeitura de Sorocaba, por meio do Núcleo Gestor de Urgência e Emergência da Secretaria da Saúde, realizou neste sábado (07), uma capacitação na área de cardiologia voltada à área de emergência. O evento teve a participação de 126 profissionais da rede pública de saúde, entre médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem. As atividades foram desenvolvidas das 8h às 12h, em auditório da Universidade Paulista (Unip).

As ações dessas orientações foram promovidas pelo NUGUE (Núcleo Gestor de Urgência e Emergência) com a ideia inicial de efetuar três módulos de capacitações aos profissionais da rede pública municipal de Sorocaba. O primeiro módulo aconteceu em maio e abordou o acidente vascular cerebral (AVC) e o infarto agudo do miocárdio (IAM), reunindo 250 pessoas.

Na ação desse sábado, o segundo módulo teve como tema “Síndromes coronarianas agudas e arritmias cardíacas” e “Interpretação de Eletrocardiograma no Atendimento de Emergência”. O palestrante e médico convidado foi o Dr. Aguinaldo Píspico, que é cardiologista e intensivista, diretor do Centro de Treinamento de Emergências Cardiológicas da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo (Socesp) e diretor de emergências na cidade de Araras.

De forma descontraída, Dr. Píspico exemplificou inúmeros casos reais de emergência e contou com a participação de voluntários presentes para explicar os melhores procedimentos para efetuar em cada caso. O cardiologista também destacou a importância da equipe de emergência (médicos e enfermagem) na harmonia, respeito e confiança dentro do trabalho.

O foco maior da capacitação teve ênfase na interpretação do exame de eletrocardiograma. Segundo o palestrante, a interpretação desse exame pode fazer a diferença entre a vida e a morte do paciente. “Muitas vezes as pessoas acham que o eletrocardiograma é um exame do cardiologista, mas na verdade é um exame do médico da emergência”, explica Dr. Aguinaldo.

As ações do Núcleo contam com um cronograma de três módulos de treinamento para garantir a abordagem teórica e também atividades práticas aos participantes, além de revisão de protocolos para a condução dos casos que chegarem às unidades de saúde. “É um trabalho que se complementa e fortalece o suporte aos pacientes, atualizando os profissionais e revendo protocolos e condutas práticas que padronizam os atendimentos”, destaca a enfermeira e gestora do Núcleo de Urgências e Emergências, Luciana Frutuoso.
Para esta programação, a Secretaria da Saúde contou com a parceria da empresa Boehringer – Ingelheim.

Acesse mais fotos em nossa galeria