8/5/2019 - Sorocaba - SP

1º dia do novo sistema de farmácia na UBS Angélica é elogiado pela população

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba

Um novo sistema de funcionamento e atendimento na farmácia da Unidade Básica de Saúde (UBS) Angélica iniciou nesta terça-feira (7) e muitos cidadãos elogiaram a iniciativa da Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Saúde (SES). A unidade é a primeira a funcionar e servirá como um projeto “piloto” para implementação do serviço nas outras 31 UBSs.

O novo sistema permite que haja um controle ainda mais rigoroso da entrada e saída dos medicamentos das farmácias. Da mesma forma, esse sistema permite o acompanhamento em tempo real da situação dos estoques e o monitoramento de suas respectivas validades, praticamente eliminando as possibilidades de desperdício ou desabastecimento.

Na nova sistemática de funcionamento das farmácias das UBSs, os pacientes só podem retirar os medicamentos que forem prescritos pelo médico. A receita que for apresentada ao atendente receberá um carimbo e será assinada pelo paciente, comprovando a entrega da medicação. Depois, o documento é escaneado e a imagem armazenada no sistema. No caso de tratamentos prolongados, o paciente (ou seu representante autorizado) deverá comparecer mensalmente à unidade de saúde para a retirada dos medicamentos necessários para a continuidade do tratamento.

Dona de casa e usuária da UBS Angélica de longa data, Glória Sanches Garcia, definiu o novo sistema e atendimento como excelente. “Acompanhei o meu marido em uma consulta médica e vim aqui pegar os medicamentos. Excelente o atendimento. Até medicamentos que dificilmente conseguia encontrar, hoje tinha. Espero que com essa mudança o serviço melhore ainda mais e evite qualquer falta de medicamento eventual”, comenta.

Muito mais por Sorocaba!