8/8/2018 - Sorocaba - SP

*** Especial Sorocaba 364 anos *** – Varzeano de Sorocaba está entre os melhores do País

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba

A Prefeitura dá uma estrutura invejável aos clubes, facilitando a prática do futebol e fomentando a disputa

No Brasil, e em quase todo o mundo, o futebol é considerado o esporte mais popular e o mais apaixonante de todos. Tudo porque, pode ser praticado por qualquer classe social sem nenhuma distinção, pois basta ter qualidade e mostrar criatividade que o atleta é convidado a fazer parte da equipe. Sorocaba se destaca pelo grande número de escolinhas de futebol, como reflexo aqui se tem um os melhores campeonatos varzeanos do País. Organizados pela Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (Semes), atualmente, sob a responsabilidade do secretário Simei Lamarca, as competições envolvem disputas acirradas em várias categorias, sempre com jogos entre equipes de quase todos os bairros da cidade. A Prefeitura dá uma estrutura invejável aos clubes, facilitando a prática do futebol e fomentando a disputa. Os vários campeonatos varzeanos de Sorocaba são disputados em campos fechados e com trio de arbitragem, sempre acompanhado por um excelente público, com as equipes pagando uma taxa de inscrição e o restante sendo custeado pela Prefeitura, que tem uma importante parceria com a Associação Sorocabana de Árbitros (ASA), a responsável pela arbitragem e anotações dos relatórios dos jogos. Para disputar qualquer categoria do varzeano de Sorocaba, as agremiações têm que ter estatuto registrado em cartório e, mesmo assim, 183 se qualificaram para participar das competições deste ano, sem contar o juvenil.

 

Competições:

Taça Cidade de Sorocaba

A elite do nosso futebol amador é a Taça Cidade de Sorocaba, competição que hoje chega quase ao profissionalismo, com os clubes considerados grandes e que lutam pelo título, investindo as vezes até fora do padrão e da realidade do bairro que defendem e onde situa sua sede esportiva.

Essa categoria é disputada por 20 equipes qualificadas e está com as inscrições abertas para a temporada 2018, que tem início previsto para o final de agosto. No ano passado, o grande campeão, foi o sempre forte Vila Helena, que bateu o Nova Esperança, na grande final, em jogo disputado no CIC.

Nesse mesmo nível é programado o campeonato juvenil, onde atuam os futuros integrantes das categorias principais e com alguns deles trilhando para o profissionalismo.

Palácio dos Tropeiros

Numa categoria um pouco abaixo da Taça Cidade, vem a Palácio dos Tropeiros, também com 20 equipes e que nesse período está com bola rolando. Os jogos disputados nos domingos, sendo sempre muito acirrados e contando com torcida fanática de ambos os lados. Nessa categoria os atletas são, na maioria, oriundos do bairro e próximos dos torcedores que vão ao campo ver o amigo ou parente defender as cores do time de seu coração. Outro fator que deixa os jogos mais acirrados é o fato das equipes lutarem pelo acesso à Taça Cidade, com o campeão e vice garantindo essa posição. A luta contra o rebaixamento é outra preocupação das equipes, já que as duas piores são rebaixadas a terceira divisão.

Baltazar Fernandes

A Taça Baltazar Fernandes pode ser considerada a terceira divisão, da categoria principal do futebol varzeano de Sorocaba, com jogos disputados aos domingos e no primeiro semestre do calendário da Semes. A Taça Baltazar, é uma competição aberta e sempre conta com dezenas de participantes, chegando este ano ao impressionante número de 87 equipes. Nesta categoria os dois melhores garantem participação na Tropeiros do ano seguinte, como fizeram, neste 2018, Unidos da Zona Leste, que terminou como campeão e Santa Rita/Olaria que foi vice. Os 32 primeiros desse ano permanecem na Baltazar, e os outros irão, a partir do ano que vem, disputar a recém- criada quarta divisão.

Essa é outra categoria disputada entre equipes com formação oriunda do Bairro, onde a paixão fala mais alto e os torcedores mostram seu fanatismo e apoio ao time.

Primeira Divisão de Veteranos

Outra disputa que é jogada em alto nível, aqui em Sorocaba, é o Campeonato da Primeira Divisão de Veteranos. Também competido por 20 equipes classificadas e com os jogos acontecendo nas tardes de sábado. Nessa divisão os times contam com a presença de muitos jogadores que recentemente saíram do profissionalismo com passagem por grandes clubes, alguns até pela seleção brasileira. Sempre jogado no primeiro semestre, o veterano da primeira, deste ano terminou no mês passado com o Parque São Bento conquistando o título de campeão invicto em cima do poderoso Vila Carvalho, em jogo disputado no campo do Estrada, diante da presença de aproximadamente mil torcedores.

Segunda Divisão de Veteranos

Mais uma competição disputada por atletas com mais de 35 anos, com jogos aos sábados à tarde, e com inscrição aberta as equipes devidamente documentadas, este ano chegou ao expressivo número de 36 participantes. Aqui também existe muita rivalidade entre as equipes, principalmente pelo fato de estar em disputa o acesso à primeira divisão da categoria e o prazer de levantar o troféu de campeão. Sempre o campeonato é disputado no segundo semestre do ano, portanto, já está com bola rolando nos finais de semana. Aqui também os times investem, no ano passado a S.R. São Bento para chegar ao título de campeão teve na sua formação o goleiro Sérgio ex-Palmeiras e Santos. Neste ano, o São Cristóvão vem forte contando no seu ataque com os ex-profissionais Neizinho e Ademar.

Semes valoriza todas as categorias

Como pudemos ver cada campeonato tem a sua particularidade e importância, todos eles voltados para o lazer e alegria dos esportistas sorocabanos. Nesse momento de crise nacional, onde o dinheiro é curto em todas as repartições da administração, a Semes, não mede esforços mantém seus compromissos e continua promovendo as competições em alto nível. É notado também a melhora na qualidade das premiações, fator que motiva os dirigentes, atletas e torcedores a fazerem de tudo para seu time ter campanha destacada.

Para tudo ser mantido, o empenho é incansável e envolve grande número de funcionários, eles cuidam das inscrições das equipes e atletas, formas dos campeonatos, tabelas, acompanhamento técnico, premiação e junta disciplinar.

A frente desses trabalhos, desde o início do governo José Crespo, está Simei Lamarca, que confere tudo de perto, indo aos campos regularmente, convivendo com os esportistas e ao mesmo tempo matando saudade do seu tempo de atleta.

“O futebol varzeano de Sorocaba não é só uma referência para a região e sim para todo o Brasil, pois temos quatro divisões na categoria principal, duas no veterano e juvenil”. Comentou o secretário.

Valorizado também em Sorocaba é o futsal, modalidade que caminha paralelamente com a disputa do Cruzeirão, Cruzeirinho e campeonatos citadinos.

Profissionalmente somos representados pelo Magnus (futsal) e São Bento (futebol de campo).