Quinta-Feira, 25 de Abril de 2024

Mais lidas da semana

29/11/2010 - Sorocaba - SP

Guarda Municipal de Sorocaba comemora 23 anos




da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba

Começam nesta segunda-feira (29) as comemorações aos 23 anos de fundação da Guarda Municipal, com a Formatura Cívica pela corporação e desfile na área do estacionamento do Paço Municipal, às 9h. O evento contará com a presença do prefeito de Sorocaba e demais autoridades.

Também fazem parte das comemorações outras atividades. Uma delas está programada para terça e quarta-feira (30 e 1º de dezembro), com a palestra "Stress e Relacionamento Humano", de Paulo Barcellos, formado em Administração e Gestão em Recursos Humanos e autor dos livros: 'Alerta Vermelho, Stress', 'A Arte de Relacionar-se' e 'Administração Salarial e Economia Doméstica'. O evento tem início às 19h, no Teatro Armando Pannunzio/Sesi, à Rua Gustavo Teixeira, no Mangal.

Outra atividade em comemoração ao aniversário da GM acontecerá no dia 2 de dezembro, a partir das 20h, na Escola de Gestão Pública "José Caetano Graziosi". Neste dia um Ato Ecumênico abençoará os integrantes da corporação. Já no dia 3, a partir das 19h, haverá Sessão Solene na Câmara Municipal.

A Guarda Municipal de Sorocaba foi criada no dia 4 de dezembro de 1987, pela Lei Municipal nº 2.626, na gestão do prefeito Paulo Mendes, atual secretário de Governo e Relações Institucionais.

O secretário cometa que se inspirou na Guarda Metropolita de São Paulo, criada pelo então prefeito Jânio Quadros. “Essa Guarda, iniciada com 1.500 homens, alcançou grande êxito em São Paulo, trabalhando na proteção dos equipamentos públicos e também atuando como força auxiliar da Polícia”, disse.

"Naquele período havia uma grande demanda por mais segurança pública em Sorocaba e o Estado não tinha como atender a reivindicação para aumento de efetivo. Encontrei, então, na Guarda Metropolitana, um modelo a ser instalado na cidade. Estive com o prefeito Jânio Quadro, no final de 1987, para conhecer a Instituição e convidei o capitão da reserva da Polícia Militar, Sebastião Gomes, para me auxiliar no trabalho de instituir a Guarda Municipal", lembra.

Março de 1988

A corporação iniciou suas atividades no dia 31 de março de 1988, com um efetivo de 56 integrantes. Sua finalidade é colaborar com as polícias Civil e Militar, protegendo os próprios municipais e apoiando os serviços da Prefeitura.

Atualmente, sob o comando do Capitão Marcos Alfonsi, a Guarda Municipal atua de forma preventiva e comunitária, e tornou-se uma instituição de apoio à população. Ela conta com 369 membros e realiza o patrulhamento em centenas de equipamentos públicos (escolas públicas, Sabe-tudo, Casa do Cidadão, Unidades de Saúde, Parques, Áreas de Lazer e demais edificações públicas), inibindo invasões, furtos, danos e depredações. Possui ainda uma equipe de 48 Agentes de Trânsito para fiscalizar e monitorar a fluidez do trânsito.

Suas principais áreas de atuação são: Prontos Atendimentos (PAs); Parque Zoológico Municipal "Quinzinho de Barros"; Terminais de Ônibus; Repartições Públicas; Conselho Tutelar; Escolas Municipais e apoio à Vigilância Sanitária e à Fiscalização de Transporte Clandestino e de Ambulantes; além de realizar a segurança de todos os eventos públicos municipais.

A Guarda Municipal possui junto aos Parques e Áreas de Lazer quatro Núcleos de Segurança Comunitária, instalados nos bairros Parque São Bento, Jardim Nova Esperança, Jardim Abaeté (Parque das Águas) e Barcelona (Parque dos Espanhóis). O objetivo é ampliar a segurança do equipamento público e do cidadão e construir laços de confiança e credibilidade com a comunidade.

A Guarda Municipal, mesmo restrita a suas atribuições constitucionais, registra uma média mensal de 430 ocorrências. No ano de 2009, a corporação atendeu 4.953 ocorrências. Atualmente, ela possui uma frota de 34 veículos, 44 motocicletas e 24 bicicletas.

 

 



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Sorocaba Fácil.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.