Quinta-Feira, 25 de Abril de 2019

24/1/2019 - Sorocaba - SP

Governo Crespo: Rumo à Sorocaba 100% Inteligente




da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba

Muitos já devem ouviram falar sobre Cidades Inteligentes (Smart Cities) e sua importância no desenvolvimento tecnológico e sustentável. Foi pensando nisso e na sua viabilização em Sorocaba que o prefeito José Crespo convidou um dos maiores conhecedores no assunto, Silvio Barros, para palestrar para os servidores municipais e representantes da sociedade civil no ultimo dia 22, no Teatro Municipal Teotônio Vilela (TMTV).

Após participar de um seminário em Barcelona, Espanha, José Crespo deparou-se com essa possibilidade de desenvolvimento para Sorocaba e, baseado nos conceitos expostos propôs a discussão entre o poder público e as representantes da sociedade para que juntos aprendessem e viabilizassem uma Sorocaba dentro dos preceitos de Smart Cities, que são sistemas de pessoas interagindo e usando energia, materiais, serviços e financiamento para aumentar o desenvolvimento econômico das cidades.

A iniciativa da Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Planejamento e Projetos; Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Turismo e Renda; Parque Tecnológico e da Secretaria de Comunicação e Eventos, contou com a presença do prefeito de Piedade, José Tadeu de Resende e de Milton Feitoza, representando a prefeitura de Votorantim. Além do Deputado Federal, Cap. Derrite, e dos vereadores Luiz Santos, Renan Santos, Iara Bernardi e Péricles Regis. Também estiveram presente representantes da Facens, Fatec, Associação Comercial de Sorocaba (ACSO), Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp).

O principio de cidades inteligentes consiste em fazer uso estratégico de infraestrutura, de serviços, de informação e de comunicação com planejamento e gestão urbana, ou seja, buscando dar resposta às necessidades sociais e econômicas da sociedade. E não simplesmente para alimentar a economia.

Segundo o Cities in Motion Index, do IESE Business School na Espanha, as 10 dimensões que indicam o nível de inteligência de uma cidade são: governança, administração pública, planejamento urbano, tecnologia, o meio-ambiente, conexões internacionais, coesão social, capital humano e a economia. No entanto, Silvio Barros, que é engenheiro civil com especialização em engenharia sanitária e ambiental, explicou que além de ficar medindo os índices, a discussão deve girar em torno do que o poder público e os representantes da sociedade civil podem juntos mudar para tornar uma cidade mais inteligente.

O exemplo dado no encontro foi da cidade de Maringá, onde Silvio foi prefeito por duas gestões, quando desenvolveu uma parceria com a sociedade civil organizada no planejamento e administração da cidade possibilitando revitalizar, aprimorar seus sistemas de transporte e lidar com problemas antigos de infraestrutura.

Cabe agora aos agentes dar continuidade à semente lançada no encontro, para que Sorocaba seja 100% Inteligente, e possa se desenvolver economicamente ao mesmo tempo em que aumente a qualidade de vida dos sorocabanos ao gerar eficiência nas operações urbanas, fazendo uso da tecnologia para melhorar a infraestrutura e tornar os centros urbanos mais ágeis, adaptáveis às necessidades da população e mais agradáveis para se viver.

Cidade inteligente não é uma utopia. É necessidade para um futuro melhor.

Muito Mais Por Sorocaba!



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Sorocaba Fácil.


Enviar esta notícia por email

Imóveis em Sorocaba

Apartamentos

Áreas Industriais

Casas

Chácaras

Comercial

Condominios

Fazendas

Haras

Sítios

Terrenos

Anuncie seu Imóvel

O mercado de Aluguel de louças e acessórios aumentou (e ficou ainda mais qualificado) de uns anos para cá. Um exemplo? Outro dia estava organizando uma lista de peças que precisariam ser alugadas (Aluguel de louças para festas) para um festa

Quando se pensa na realização de um evento social, seja ele uma festa familiar ou uma recepção empresarial,Aluguel de louças, a preocupação com a aquisição dos pratos, talheres e outros equipamentos a serem usados é grande. Além de consumir bastante tempo, o custo e a logística de obtenção dos mesmos é significativa.



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Blog  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2018, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.