Sábado, 20 de Abril de 2024

Mais lidas da semana

24/9/2018 - Sorocaba - SP

Governo Crespo dá inicio às obras do BRT em Sorocaba com o Corredor Itavuvu




da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba

Em solenidade que contou com a presença do prefeito de Sorocaba, José Crespo, secretários municipais, vereadores e a população da região da Avenida Itavuvu, foi lançado neste sábado (22) o início das obras do BRT (Ônibus de Trânsito Rápido) no “Corredor Itavuvu” com preparação do canteiro de obras e remanejamento das interferências (postes, fiação, guias, etc.) na Zona Norte de Sorocaba.

Ao todo, estão previstos 68 km de corredores de BRT, 28 estações, três terminais integrados, quatro estações de integração, 128 ônibus com wi-fi e ar-condicionado com capacidade para 160 passageiros e quatro lugares para cadeirantes.

O secretário de Mobilidade e Acessibilidade e presidente da Urbes, Luiz Alberto Fioravante destacou o esforço e comprometimento das equipes envolvidas em diversas secretarias municipais para colocar o BRT em funcionamento. “Sabemos que teremos muito trabalho, começamos no corredor com maior tráfego de veiculos, que liga toda a região Norte à cidade, mas temos a convicção que traremos para Sorocaba o que há de mais moderno em mobilidade urbana”, completou.

Contando um pouco da historia de Sorocaba, o secretário de Relações Institucionais e Metropolitanas e ex-prefeito de Sorocaba, Flavio Chaves, ressaltou que a cidade iniciou-se na região da Itavuvu. “Para mim é um muito importante fazer parte desse momento histórico, estar presente no momento em que a Itavuvu muda, que Sorocaba muda. Nossa cidade iniciou-se nessa região e é daqui que começa uma nova Sorocaba. BRT, uma conquista do poder popular”, completou.

Presente na cerimonia, a presidente do Consorcio BRT Sorocaba, Niege Chaves, parabenizou a dedicação da equipe em colocar o projeto em prática. Anunciou, em primeira mão, que o projeto do BRT Sorocaba participará de um estudo internacional de transporte na Alemanha, em julho, como o conceito mais moderno para cidades de médio porte. “Acreditamos que o modelo de BRT a ser implantado em Sorocaba será referência internacional com todo o sistema alimentado por energia solar, permitindo termos um conceito limpo e sustentável. Será integrado com todos os sistemas de transporte, oferecendo um modelo de mobilidade eficiente, que se complementa”, afirmou. A empresa Consórcio BRT Sorocaba será responsável por implantar e administrar o sistema em Sorocaba.

Considerado o grande marco do Governo Crespo, o BRT irá mudar o conceito de mobilidade em Sorocaba, trazendo agilidade, modernidade e sustentabilidade. As Estações de Embarque/Desembarque serão estruturas cobertas, instaladas no canteiro central, com plataformas elevadas ao nível do veículo, com total acessibilidade. Equipadas com controle de acesso por catracas, portas automáticas, sistema de som e circuito interno de TV, painéis de informação aos usuários e máquinas de atendimento automático de venda de bilhetes.

Como cidadão, além de prefeito de Sorocaba, José Crespo agradeceu o empenho de sua equipe. Agradeceu também à população pela confiança no Governo e na contribuição de cada um, em prol de uma Sorocaba cada vez melhor. “Hoje Sorocaba é uma cidade de vanguarda, que dá um grande passo para o futuro, para a modernidade. Um projeto que se iniciou quando fui presidente da Urbes, em 1990, e que hoje começa a se concretizar. Um transporte seguro, agradável e rápido”, completou.

O projeto do BRT prevê três corredores que serão implantados em vias com pista dupla e canteiro central nas Avenidas Itavuvu, Ipanema, Armando Pannunzio e também General Carneiro. Contará com faixas exclusivas nas Avenidas São Paulo, Rua Comendador Oeterer, Rua Hermelino Matarazzo, Av. Antônio Carlos Cômitre, Av. Washington Luiz e Av. Pereira Inácio. Serão investidos 384 milhões em obras de infraestrutura, projetos, desapropriações e material rodante.



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Sorocaba Fácil.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.