Quinta-Feira, 25 de Abril de 2024

Mais lidas da semana

5/11/2018 - Sorocaba - SP

Gestão Crespo reduz fila de espera para biópsia de próstata em 58%




da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba

Ao assumir a Prefeitura de Sorocaba, o prefeito José Crespo se deparou com uma demanda reprimida grande para a realização da biópsia de próstata, exame crucial para diagnosticar o câncer. A fila era de 201 homens. Após iniciativas de gestão com o objetivo de melhorar a saúde da cidade, foi possível reduzir essa fila para 84 homens. Isso representa uma redução de 58%. Hoje, são ofertados 45 exames por mês, o que fará reduzir ainda mais a fila para esse procedimento, podendo ser possível zerar dependendo do fluxo de novas demandas.

De acordo com a secretária da Saúde (SES), Dra. Marina Elaine Pereira, esses exames são realizados na Santa Casa. “Essa redução foi possível através da ampliação e renovação do contrato com a Santa Casa, realizada em outubro deste ano. Isso mostra nosso empenho também na saúde do homem, além da população em geral”, explica a titular da pasta.

Segundo o médico oncologista e regulador da Regulação Municipal da Secretaria de Saúde, Dr. Carlos Eduardo Moura, a estimativa é que 465 novos casos de câncer de próstata serão diagnosticados entre 2018 e 2019 na cidade de Sorocaba. “Vale ressaltar que o número de casos não é igual ao número de biópsias, muitos desses exames acabam descartando o câncer e podendo descobrir outras doenças como a Hiperplasia Prostática Benigna”, destaca.

Já o médico oncologista e gestor técnico da SES, Dr. Lúcio Neves, ressalta que homens a partir de 40 anos de idade com histórico familiar da doença devem procurar atendimento médico nas Unidades Básicas de Saúde ou no Ônibus Azul. Pacientes sem sintomas e sem casos na família, devem procurar a assistência urológica a partir dos 50 anos de idade. Homens com sintomas urológicas devem procurar unidades de saúde o mais breve possível, independente da idade.

“Se for realizar investigação para diagnóstico precoce de câncer de próstata, é de extrema importância a combinação dos exames de toque e de sangue, o chamado PSA, Antígeno Prostático Específico. Com esses dois procedimentos realizados, o médico responsável terá mais informações para a indicação da biópsia de próstata”, ressalta o oncologista. Dr. Lúcio ainda completa. “Para prevenir a doença, o homem deve praticar exercícios físicos e manter hábitos alimentares saudáveis”.

O câncer de próstata é o mais incidente entre os homens brasileiros após o tumor de pele não melanoma. Um levantamento do Instituto Nacional do Câncer (INCA) estima que serão 68.220 novos casos da doença em 2018, sendo que os valores correspondem a um risco estimado de 66 novos casos a cada 100 mil homens. A maioria dos pacientes se concentra nas regiões mais desenvolvidas, como Sul e Sudeste.

Novembro Azul

Para fortalecer ainda mais o empenho e a assistência no serviço de saúde pública aos homens, a Prefeitura de Sorocaba, por meio da SES, realizará no mês de novembro uma programação cheia de atividades focadas na prevenção do câncer de próstata e sobre a Campanha Novembro Azul nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs).

O Ônibus Azul disponibiliza ultrassonografia; encaminhamentos para biópsias e para exames laboratoriais para urologia, oncologia ou outras especialidades; orientações pós-consultas; atendimentos de enfermaria e planejamento familiar, entre outros procedimentos. Para consultar a agenda da unidade móvel, basta acessar o link: http://saude.sorocaba.sp.gov.br/destaques/onibus-do-homem-e-da-mulher/.

 



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Sorocaba Fácil.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.