Sexta-Feira, 19 de Abril de 2024

Mais lidas da semana

4/12/2019 - Sorocaba - SP

Fórum debate os desafios da pessoa com deficiência no mercado de trabalho




da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba

Conhecer os direitos, oportunidades de qualificação e colocação, assim como o cumprimento da legislação e o cenário de mudanças no mercado de trabalho. É o resumo dos principais temas debatidos no 3º Fórum da Inclusão de Sorocaba, organizado pela Secretaria da Cidadania e Participação Popular (Secid) entre a manhã e o início da tarde desta terça-feira (3), no auditório da Secretaria da Igualdade e Assistência Social (Sias), no Centro. A edição 2019 tratou do tema “Desafios da Pessoa com Deficiência no Mercado de Trabalho”, com representantes do Poder Público, empresas, instituições da sociedade civil e a população em geral.

Toda a programação contou com intérprete de Linguagem Brasileira de Sinais (Libras) e recurso de audiodescrição. Na abertura dos trabalhos, a secretária da Secid, Suélei Gonçalves, definiu o Fórum como uma oportunidade de ampliar o diálogo sobre políticas públicas referentes ao tema. “Temos uma legislação de quase 30 anos, mas ainda há desafios na inclusão da pessoa com deficiência no mercado de trabalho. O papel do município é atuar como articulador, trazer os demais atores sociais e incentivar caminhos conjuntos”, destacou.

De acordo com a coordenadora de Desenvolvimento Social da Pessoa com Deficiência da Secid, Sandra Mara de Moraes as mudanças no cenário no mercado de trabalho brasileiro motivaram a escolha do tema da terceira edição. “Temos as Leis n.º 8.213/1991 e n.º 13.146/2015 que regulamentam a contratação e a inclusão de trabalhadores com deficiência. Porém, garantir seu efetivo cumprimento é uma obrigação contínua”, ressalta.

O fórum contou ainda com as participações do secretário da Sias, Paulo Henrique Soranz; a coordenadora de Desenvolvimento Social da Pessoa com Deficiência da Secid, Sandra Mara de Moraes; e da presidente do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida (CMPcD), Andrielle de Moraes.

Combate à desinformação

O Fórum da Inclusão começou por uma apresentação do “Inclusão na Lata”, canal de vídeos do Youtube que, desde novembro de 2017, apresenta, de forma inteligente e divertida, informações relacionadas ao universo da pessoa com deficiência. A jornalista Renata Lellis e o músico Dudé, abordaram, de forma bem humorada, situações cotidianas causadas pela desinformação e o preconceito à pessoa com deficiência.

Na sequência, houve apresentações do chefe da Fiscalização da Agência Regional do Trabalho, do Ministério da Economia, Roque de Camargo Júnior, abordou questões relativas à pessoa com deficiência na legislação trabalhista; do Programa Embaixadores da Diversidade e Inclusão, com a líder da área da administração de produção da Padaria Real, Samanta Vilalon; serviços digitais, aposentadoria e atendimento à reabilitação pelo Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS), com o assistente social do órgão, Guilherme Tozato.

No período da tarde, o Conselho Regional de Psicologia (CRP) abordou o tema trabalho e saúde mental, com as psicólogas e integrantes do CMPcD, Jéssica Pavanelli e Mônica Souza.

Oportunidades de qualificação profissional e inserção no mercado de trabalho foram tratados pelos representantes da Universidade do Trabalhador, Empreendedor e Negócios (Uniten), Ednaldo Proença; do Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT), Edson Salinas; e do Senac Sorocaba, Ligia Battistuzo e Carmen Horn. O encerramento abordou aspectos ligados a legislação e direitos, pela Comissão dos Direitos da Pessoa com Deficiência da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) – 24.ª Subseção de Sorocaba.

 



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Sorocaba Fácil.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.