Quinta-Feira, 25 de Abril de 2024

Mais lidas da semana

27/1/2020 - Sorocaba - SP

Espaços do Jardim Botânico de Sorocaba podem ser adotados




da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba

O Jardim Botânico “Irmãos Villas-Bôas” a partir de agora poderá ser adotado por pessoas físicas e jurídicas. No total, são 18 espaços disponíveis para adoção, que possuem uma área entre 256 e 1.263 metros quadrados. A ideia é que quem aderir à iniciativa promova o paisagismo, conservação e manutenção do espaço num prazo de até dois anos e, em contrapartida, explore de forma publicitária, conforme especificações pré-definidas, sinalizando a adoção.

“Assim como o ‘Adote uma Praça’, essa é uma parceria com ganhos para o Município, para quem adota e, principalmente, para a população”, destaca o secretário do Meio Ambiente e Sustentabilidade (Sema), Maurício Tavares da Mota. O programa para adotar um espaço no Jardim Botânico atende os dispositivos da Lei Municipal nº 5.172, de 13 de agosto de 1996, e as regras do Decreto Municipal nº 25.208 de 10 de outubro de 2019, que tratam do “Adote uma Praça”.

De acordo com o edital de chamamento, podem participar entidades e empresas particulares, com ou sem fins lucrativos, ONGs e/ou outras instituições de mesmo caráter, bem como pessoas físicas.

Inaugurado em 2014, o Jardim Botânico é administrado pela Secretaria do Meio Ambiente e está se estruturando para ser um importante centro de conservação da biodiversidade e cumprir com eficiência as funções de educação, pesquisa, conservação, lazer e cultura. Com uma área de 70 mil metros quadrados, o espaço possui três prédios de apoio, orquidário, Palacete de Cristal, mirantes, trilhas, lagos, roseiral, horta comunitária, jardim de plantas medicinais, alamedas e fragmentos de vegetação natural.

 

Como aderir

O interessado em adotar um espaço deverá entregar o ofício do Termo de Convênio, Carta de Intenção e Proposta de manutenção, paisagística e ambientais do Decreto Municipal nº 25.208/2019, além dos documentos relacionados no decreto, e indicar no Mapa do Jardim Botânico (anexo 1 do edital de chamamento), qual a área ou áreas pretendidas para adoção.

A Sema avaliará as propostas enviadas e a análise se dará quanto aos critérios técnicos de uso, conservação e preservação, levando sempre em conta o solo da região, bem como questões de visibilidade. Poderá ser instalado uma placa de publicidade no espaço adotado, podendo conter o nome do adotante e/ou de suas empresas parceiras, telefone, e-mail, site e endereço, no tamanho aproximado de 40 cm x 30 cm, fixada no máximo à altura de 30 cm do solo, sinalizando a adoção.

Os interessados deverão entregar toda a documentação de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h, no Jardim Botânico, localizado à rua Miguel Montoro Lozano, 340, no Jardim Dois Corações, ou ainda pelo e-mail jardimbotanico@sorocaba.sp.gov.br.

O edital de chamamento foi publicado no jornal Município de Sorocaba da última sexta-feira (23), que pode ser conferido no link: http://agencia.sorocaba.sp.gov.br/jornal-do-municipio/. Mais informações podem ser obtidas no site http://meioambiente.sorocaba.sp.gov.br/adoteumapraca/adote-o-jardim-botanico/, pelo telefone (15) 3235-1130 ou pelo e-mail jardimbotanico@sorocaba.sp.gov.br.



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Sorocaba Fácil.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.