Sexta-Feira, 26 de Abril de 2024

Mais lidas da semana

10/4/2019 - Sorocaba - SP

Escola do Pedala alavanca a autoestima dos idosos em Sorocaba




da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba

escolapedalaidosohome

A Secretaria da Mobilidade e Acessibilidade, por meio da Urbes – Trânsito e Transportes, garante mais autoestima aos contemplados com o programa Escola do Pedala Idoso. Ele é ofertado a todos os associados do Clube do Idoso, cuja participação é gratuita. Com esse projeto simples e com custos irrisórios garantimos mais saúde e bem-estar aos mais experientes da nossa sociedade”, declara o prefeito José Crespo. 

O secretário da Mobilidade e Acessibilidade e presidente da Urbes – Trânsito e Transportes, Luiz Alberto Fioravante, explica que as aulas são promovidas duas vezes por semana, no período da manhã, às terças-feiras e quintas-feiras, das 7h às11h. “Além de meio de transporte sustentável, a bicicleta tem funcionalidades como lazer, trabalho e benefícios para saúde a curto e longo prazo“, declara.  

Marilei dos Santos, 64 anos, venceu o processo de depressão com as aulas da Escola do Pedala Idoso. Não teve filhos, morava na cidade São Paulo com o esposo e quando ele faleceu, viu-se sozinha, sem vontade de viver, e entrou em situação de início de depressão. Foi quando o médico sugeriu a ela mudar de cidade e começar a frequentar lugares que havia várias pessoas e práticas de atividades físicas. Optou por Sorocaba, onde já tinha conhecidos.  

A aposentada de 64 anos, começou a frequentar o Pedala este ano, mas já vê grandes diferenças, tanto no humor, na saúde e na qualidade de vida. “Aqui eu me distraio, ando de bicicleta, faço ginástica”, declara. “Aprendi a pedalar quando criança, mas acabei não praticando mais, então agora estou voltando. Virou rotina vir para o Pedala”, complementa. 

Frequentadora desde 2016 do Pedala, Arminda Ferreira Neves Santana de 65 anos, conta que antes de frequentar o projeto tinha diversos problemas de saúde – sobrepeso, dores frequentes no joelho e nos braços, falta de ar, canseira frequente, etc. “Hoje, maioria destes problemas estão controlados ou quiçá nem existem mais”, afirma.  

Como ser sócio do Clube 

Para se inscrever nesta e em outras atividades do Clube do Idoso os interessados, além de residir em Sorocaba, devem ter mais de 55 anos, apresentar RG, CPF, título de eleitor, comprovante de endereço no nome e uma foto 3×4, além de um atestado médico para atividades físicas oferecidas.  

As inscrições podem ser feitas de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. O Clube do Idoso está localizado ao lado do Centro Esportivo “André Matiello”, na Vila Pinheiros. Mais informações pelo telefone (15) 3233.9014. 

Muito Mais por Sorocaba! 



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Sorocaba Fácil.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.