Quarta-Feira, 24 de Abril de 2024

Mais lidas da semana

1/10/2018 - Sorocaba - SP

Encontro em Sorocaba vai tratar dos desafios para a conservação da Mata Atlântica na RMS




da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba

Inscrições podem ser feitas de forma on-line

Na próxima sexta-feira (5), das 8h às 17h, a Prefeitura de Sorocaba, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Estado de São Paulo e o Sindicato Rural de Sorocaba vão realizar o Workshop “Desafios da Conservação do Bioma Mata Atlântica na Região Metropolitana de Sorocaba” no auditório do Centro de Referência em Educação (CRE), localizado na rua Artur Caldini, 211, no Jardim Saira.

O evento está sendo organizado pela Secretaria do Meio Ambiente, Parques e Jardins (Sema) e pela Secretaria de Relações Institucionais e Metropolitanas (Serim). “O nosso objetivo é reunir os atores sociais responsáveis por ações de conservação do bioma na região para discutir estratégias e condições para enfrentar esse desafio”, afirma o secretário da Sema, Jessé Loures.

Um dos palestrantes do workshop será o ambientalista Mário Mantovani, da SOS Mata Atlântica, que vai falar sobre o cenário das políticas e planos municipais de conservação da Mata Atlântica na Região Metropolitana de Sorocaba.

A Mata Atlântica é um bioma muito importante porque é considerada um Hotspot mundial, ou seja, uma das áreas mais ricas em biodiversidade (quantidade e variedade de espécies vegetais e animais) e mais ameaçadas do planeta e também decretada Reserva da Biosfera pela Unesco e Patrimônio Nacional, na Constituição Federal de 1988. Sorocaba está localizada numa área de transição entre o bioma Mata Atlântica e o bioma Cerrado.

O público-alvo do evento inclui funcionários públicos e tomadores de decisão dos governos municipais e estadual, universidades e institutos de pesquisa, órgãos de extensão, sindicatos, produtores rurais, indústrias, empresas, organizações não governamentais e demais interessados.

As vagas são limitadas. As inscrições devem ser feitas através do link https://goo.gl/forms/hIgwqNWqiOWoq2f92, que serão preenchidas priorizando representantes de instituições de relevante trabalho na região metropolitana. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail jardimbotanico@sorocaba.sp.gov.br ou de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, pelo telefone (15) 3228.1256.

 

Programação

08h00 – Recepção

08h20 – Abertura

09h00 – Palestra “Cenário das áreas conservadas e em restauração do bioma e as metas de programas relacionados no Estado de São Paulo”, com o prof. Dr. Ricardo Ribeiro Rodrigues – da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz”

10h00 – Intervalo

10h30 – Palestra “Cenário das Políticas e Planos Municipais de Conservação da Mata Atlântica na Região Metropolitana de Sorocaba”, com o ambientalista Mário Mantovani (SOS Mata Atlântica)

11h30 – Palestra “Cenário do Cadastro Ambiental Rural na Região Metropolitana de Sorocaba”, com Beatriz R. Murbach Caes e Raquel M. Fonseca de Marco (Núcleo Regional de Programas e Projetos VIII – Sorocaba

Coordenadoria de Biodiversidade e Recursos Naturais – CBRN, Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo – SMA)

12h30 – Intervalo/almoço

13h30 – Apresentação dos Grupos de Trabalho

14h00 – Dinâmica “Desafios e Ações para a Mata Atlântica”

15h30 – Pausa para café e reorganização dos resultados

16h00 – Apresentação dos resultados de cada Grupo de Trabalho

16h40 – Encerramento

 

08h às 12h – Exposição de trabalhos da Sema e demais interessados



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Sorocaba Fácil.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.