Sábado, 20 de Abril de 2024

Mais lidas da semana

22/1/2018 - Sorocaba - SP

EMTU atende pedido de vereador e ampliará fiscalização sobre empresa de ônibus




da assessoria de imprensa da Câmara de Sorocaba

Vereador Rodrigo Manga (DEM) esteve reunido com a direção da EMTU nesta quinta-feira (18), que confirmou que vai intensificar a fiscalização para identificar irregularidades na linha de ônibus entre Sorocaba e Salto de Pirapora. O rompimento de contrato com a empresa Piracema, por enquanto, está descartado

O presidente da Câmara de Sorocaba, Rodrigo Manga (DEM), esteve reunido na tarde desta quinta-feira (18), em São Paulo, com a direção da Empresa Metropolitana de Transporte Público (EMTU). O objetivo foi cobrar a melhoria no transporte intermunicipal de passageiros na linha de ônibus entre Sorocaba e Salto de Pirapora, solicitação que será atendida. A EMTU vai intensificar a fiscalização quanto à atuação da empresa Piracema, a fim de identificar irregularidades e ‘enquadrar’ a empresa.

Na ocasião, Manga esteve acompanhado do vereador de Salto de Pirapora, Sérgio Ventura, mais conhecido como Siri do Gás (PSDB). A reunião contou com a presença do diretor-presidente da EMTU, Joaquim Lopes da Silva Júnior; do diretor de gestão operacional, Marco Antonio Assalve, e do chefe do departamento de planejamento da EMTU, Rogério Marcelino.

“A partir das queixas recebidas por usuários de ônibus, tanto de Sorocaba como de Salto 

EMTU atende pedido de vereador e ampliará fiscalização sobre empresa de ônibus

Num primeiro momento, a EMTU vai apurar a denúncia de que a Piracema não está pagando em dia os seus funcionários, o que tem motivado greves e paralisação do serviço. “Não sabíamos disso e vamos investigar. No ano passado foram 11 greves da Piracema, sendo seis que prejudicaram diretamente os passageiros dessas duas cidades, ou seja uma a cada 60 dias. A empresa chegou a ser multada, mas a alegação de greve seria de problemas com o sindicato, mas em outra cidade onde a empresa atua. Temos interesse em resolver a situação e garantir o pleno atendimento a população”, assegurou Silva Júnior.de Pirapora, inicialmente a ideia era pedir o cancelamento do contrato de concessão com a Piracema e chamamento de outra empresa, em esquema emergencial, até que outra seja contratada em efetivo. Mas isso foi descartado, em princípio, pela EMTU”, adianta Manga.

Já Assalve explicou que o pedido de afastamento da empresa que opera o serviço ocorreria em último caso, se a Piracema não regularizar o serviço, após constatada irregularidade por parte da EMTU. “A retomada cautelar da permissão de exploração é um processo demorado, mas efetivo, adotada caso todas as recomendações da EMTU não sejam acatadas”, admite.

Passageiros e pesquisa - Segundo a EMTU, cerca de 4.700 passageiros são transportados por dia na linha Sorocaba a Salto de Pirapora e vice-versa. A última greve ocorreu no fim do ano passado, quando os 57 funcionários da Piracema interromperam os serviços para reivindicar o pagamento dos salários. Segundo Siri do Gás, ainda em conversa com passageiros dessa linha, eles apontam demora nas viagens e problemas de lotação.

A EMTU confirmou ainda que já tem reservados R$ 4 milhões para serem investidos em pesquisas, inclusive sobre origem e destino de passageiros, na Região Metropolitana de Sorocaba, a fim de definir ações de planejamento e investimentos no setor de transporte intermunicipal para os próximos 15 a 20 anos. “A prioridade agora é o Vale do Ribeira, mas depois iniciaremos em Sorocaba, em conjunto com a Empresa Paulista de Planejamento Metropolitano (Emplasa)”, menciona Silva Júnior.

De acordo com o vereador Manga, a Câmara de Sorocaba continuará atenta à questão do transporte intermunicipal de Sorocaba a Salto de Pirapora, a fim de que haja agilidade na resolução dos problemas identificados. “São reclamações que persistem há mais de ano e quem mais sofre o usuário que depende desse tipo de transporte para ir trabalhar”, conclui o vereador.

(Assessoria de Imprensa – Vereador Rodrigo Manga – DEM)

 

 

 



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Sorocaba Fácil.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.