Segunda-Feira, 17 de Junho de 2019

1/3/2011 - Sorocaba - SP

Emenda de vereador garantiu isenção de ITBI para 10 mil imóveis




da assessoria de imprensa da câmara de Sorocaba

A emenda do vereador Helio Godoy (PTB) foi feita no projeto de lei do Executivo que revogou lei relativa a parcelamento de IPTU

O vereador Helio Godoy (PTB), na sessão extraordinária realizada nesta segunda-feira (28), com a presença do secretário de Finanças da Prefeitura, Fernando Furukawa, enfatizou a importância da aprovação do ITBI Zero no município. Godoy observou que a o projeto de lei do Executivo que alterou o Código Tributário e revogou a lei relativa ao parcelamento do IPTU foi o mesmo que permitiu a isenção do ITBI (Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis), também conhecido como “imposto intervivos”.

Esse benefício, segundo o vereador, só foi possível por meio de emenda de sua autoria, que beneficiou 15 loteamentos declarados Área de Especial Interesse Social, garantindo a não cobrança de ITBI para cerca de 10 mil imóveis. A isenção de ITBI já havia sido instituída pela Lei 9.027, de 22 de dezembro de 2009, também de autoria de Helio Godoy. Essa lei prevê a não incidência do imposto nos casos de imóveis beneficiados pela regularização fundiária nas áreas de interesse social, bem como nos programas de moradia popular.

Mas a Prefeitura teve dificuldade de identificar os imóveis beneficiados pela lei do ITBI Zero. Então, discuti com técnicos da Secretaria de Finanças o projeto do Executivo que alterava o Código Tributário e percebi que era possível resolver esse problema por meio de emenda. Foi  o que fiz, identificando os bairros e beneficiando milhares de famílias em Sorocaba”, esclarece Godoy, lembrando que a medida prevista na lei já vem sendo aplicada.

Vários projetos — Durante a sessão extraordinária, o vereador Helio Godoy também falou de vários projetos de sua autoria na área tributária, alguns já transformados em lei, como o que permite à Prefeitura deixar de cobrar dívidas menores do que 300 reis. “O custo da cobrança desses débitos na Justiça é maior do que o valor da própria dívida e ainda abarrota desnecessariamente o Judiciário”, afirma Godoy, lembrando que a medida possibilitou mais de 30 mil cancelamentos de dívidas  que fatalmente iriam parar na Justiça.

Outro projeto de Godoy previa o pagamento do ITBI após a data da escritura pública e, se solicitado, em até 30 dias, além do fornecimento da guia por via eletrônica. “Esse projeto também foi aprovado e já vem sendo praticado em Sorocaba pelos cartórios. Não era razoável continuar dificultando para o comprador do imóvel que quer pagar o ITBI o registro de seu novo imóvel”, explica o vereador, acrescentando que não se cansa de fazer gestões junto à Prefeitura para viabilizar projetos que beneficiam milhares de famílias, sobretudo as mais carentes.

Bairros beneficiados com ITBI Zero

Confira a lista dos bairros beneficiados com a emenda do vereador Helio Godoy (PTB) que garantiu a isenção de ITBI para imóveis de áreas de interesse social

Jardim Maria Eugênia – 1 mil imóveis

Conjunto Julio de Mesquita Filho (Sorocaba I) – 3.506 imóveis

Central Parque (CDHU) – Predinhos

Jardim Guadalajara (CDHU) – Predinhos

Jardim Brasilândia (CDHU)

Vitória Régia (Cohab)

Herbert Souza (Cohab) – 500 unidades

Portal dos Bandeirantes (Cohab)

Recreio dos Sorocabanos (Cohab) – 160 unidades (CDHU)

Parque São Bento (Grupo PG)

Todos os demais da CDHU no município

Total: cerca de 10 mil unidades beneficiadas



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Sorocaba Fácil.


Enviar esta notícia por email

Imóveis em Sorocaba

Apartamentos

Áreas Industriais

Casas

Chácaras

Comercial

Condominios

Fazendas

Haras

Sítios

Terrenos

Anuncie seu Imóvel

O mercado de Aluguel de louças e acessórios aumentou (e ficou ainda mais qualificado) de uns anos para cá. Um exemplo? Outro dia estava organizando uma lista de peças que precisariam ser alugadas (Aluguel de louças para festas) para um festa

Quando se pensa na realização de um evento social, seja ele uma festa familiar ou uma recepção empresarial,Aluguel de louças, a preocupação com a aquisição dos pratos, talheres e outros equipamentos a serem usados é grande. Além de consumir bastante tempo, o custo e a logística de obtenção dos mesmos é significativa.

O mercado de Aluguel de louças em São Paulo aumentou (e ficou ainda mais qualificado) de uns anos para cá. Um exemplo? Outro dia estava organizando uma lista de materiais que precisariam ser alugadas (Aluguel de louças para festas em São Paulo) para um festa



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Blog  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2018, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.