Terça-Feira, 17 de Setembro de 2019

12/6/2019 - Sorocaba - SP

Do Turismo de Negócios ao Cultural Sorocaba oferece inúmeros atrativos aos seus visitantes




da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba

Nesta quinta-feira, dia 13 de junho, comemora-se o Dia Nacional do Turista. Em Sorocaba, essa data não poderia ser mais especial, já que a cidade é responsável por abrigar importantes pontos turísticos do Estado de São Paulo, através da sua rica história e cultura, com estrutura e infraestrutura de qualidade para atender moradores e turistas.

Durante a semana, a grande parte dos turistas é voltada aos negócios, pois existe um forte polo industrial no município, com inúmeras indústrias e empresas, que fomentam não apenas a economia local, mas também a regional. Já aos fins de semana, o fluxo é caracterizado pelos visitantes que buscam na cidade eventos culturais, parques municipais, espaços gastronômicos, entre outros.

Considerado o principal atrativo turístico da cidade, o Parque Zoológico Municipal “Quinzinho de Barros”, localizado na Vila Hortência, ocupa uma área de, aproximadamente, 130.000 metros quadrados, com cerca de 1.200 animais de 300 espécies, sendo 70% deles pertencentes à fauna brasileira. É um dos maiores acervos da América Latina.

A cidade também conta com ciclovia e mais de 20 parques municipais abertos ao público, com uma ampla área verde e muitos deles apropriados para a prática de esportes e caminhadas.

 
Cultura

Além disso, existem inúmeras opções de turismo cultural em Sorocaba. Museus, monumentos, patrimônios e construções históricas relembram a história de uma cidade que foi de grande relevância para o desenvolvimento socioeconômico do país, passando pelos principais ciclos econômicos, o desenvolvimento da agricultura e da indústria com a criação da Estrada de Ferro Sorocabana.

Um dos museus da cidade, que pode ser visitado de terça a domingo, está localizado no interior do zoológico: o Museu Histórico Sorocabano (MHS). Somente em 2018, o espaço administrado pela Secretaria da Cultura (Secult) recebeu a visita de 88.124 pessoas de diversos lugares do país, que conheceram um acervo, formado por objetos, pinturas, esculturas, documentos e imagens de significação histórica para Sorocaba e região, que conta toda a história do surgimento do município e seus moradores e personalidades, muitos com participação ativa na formação e desenvolvimento não só da cidade como do país.

Além do acervo, o casarão, que há 65 anos hospeda o MHS, chama a atenção dos visitantes. Construído em 1780, pelas mãos de escravos de João de Almeida Pedroso, o imóvel já foi sede de fazenda, residência e escola. Em seu jardim, há alguns instrumentos como Tearez, Chafariz e Trole (Charrete), que contam um pouco mais da história do local.

Já a região central de Sorocaba oferece espaços interessantes para o turista conhecer e admirar. A Boulevar Braguinha é ponto central de lojistas de Sorocaba. Bem perto, é possível visitar o Mosteiro São Bento, a Praça Coronel Fernando Prestes, a Catedral Metropolitana, a Biblioteca Infantil, o Palacete Scarpa e o Mercado Municipal.

Outros pontos de visitação do Centro são o Museu da Estrada de Ferro Sorocabana (MEFS), a Pinacoteca Municipal, o Museu da Arte Contemporânea de Sorocaba (MACS), o Museu dos Esportes, a antiga Estação Ferroviária e a Casa do Turista, onde o visitante tem acesso a informações, com painéis com pontos de visitação, além de uma exposição de Sorocaba ontem e hoje que mostra a transformação da cidade.

As bibliotecas municipais da cidade também são pontos de referência. Para a estudante baiana Laís Moraes Bernardo Santos, que atualmente mora em Sorocaba, os pontos de leitura são ambientes de passeio para toda a família. “Eu acho as bibliotecas incríveis! Frequento principalmente a da Prefeitura. Meu irmão ama os eventos de leituras que tem para crianças”, comenta.

Além disso, a Secretaria da Cultura atua com o planejamento e execução de importantes eventos da cidade, voltado aos moradores e turistas, promovendo a riqueza cultural de Sorocaba, como, por exemplo, a Semana do Tropeiro, realizada no mês de maio, a programação de aniversário da cidade, em agosto, e a programação de Natal, em dezembro.

 
Outros atrativos

O Turismo Religioso também é praticado no município e, neste segmento, um dos principais atrativos é a Capela de João de Camargo, construída em 1907, procurada por fiéis de todo o Brasil. Além das igrejas históricas, na cidade sedia grandes eventos religiosos, como a tradicional Romaria da Aparecidinha.

O Turismo de Saúde, segmento que fez a cidade adquirir o prêmio “Top Destinos Turísticos” em 2018, também se destaca com SPAs de qualidade, o Banco de Olhos de Sorocaba (BOS) – reconhecido internacionalmente -, e o Grupo de Pesquisa e Assistência ao Câncer Infantil (Gpaci), que atraem pessoas de diversos lugares do Brasil para consultas e tratamentos.

 
Potencial para o Ecoturismo

Ainda de acordo com a Sedetter, com o crescimento da cidade, Sorocaba está preparada para desenvolver o seu potencial turístico de forma ampla, especialmente na área de Ecoturismo, devido a áreas naturais protegidas e a estrutura de parques e praças. Além disso, a cidade possui uma rica história de abrangência nacional que traz aspectos culturais em sua bagagem prontos a serem explorados.

Para que seja possível identificar os objetivos da cidade com maior precisão e planejar os atrativos, serviços e produtos turísticos regionais, Sorocaba pertence à Região Turística “História e Aventuras”, que foi criada em 2017 com o intuito de atender a uma demanda do Ministério do Turismo e, como consequência, a região ganhou espaço no Mapa do Turismo Brasileiro.

A Casa do Turista funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e está localizada na avenida Afonso Vergueiro, 330, no Centro. Mais informações sobre o Turismo em Sorocaba pode ser conferido no site http://turismo.sorocaba.sp.gov.br/, pelo telefone: (15) 3233-2043 ou ainda pelo e-mail turismo@sorocaba.sp.gov.br.

 

Muito mais por Sorocaba!



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Sorocaba Fácil.


Enviar esta notícia por email

Imóveis em Sorocaba

Apartamentos

Áreas Industriais

Casas

Chácaras

Comercial

Condominios

Fazendas

Haras

Sítios

Terrenos

Anuncie seu Imóvel

O mercado de Aluguel de louças e acessórios aumentou (e ficou ainda mais qualificado) de uns anos para cá. Um exemplo? Outro dia estava organizando uma lista de peças que precisariam ser alugadas (Aluguel de louças para festas) para um festa

Quando se pensa na realização de um evento social, seja ele uma festa familiar ou uma recepção empresarial,Aluguel de louças, a preocupação com a aquisição dos pratos, talheres e outros equipamentos a serem usados é grande. Além de consumir bastante tempo, o custo e a logística de obtenção dos mesmos é significativa.

O mercado de Aluguel de louças em São Paulo aumentou (e ficou ainda mais qualificado) de uns anos para cá. Um exemplo? Outro dia estava organizando uma lista de materiais que precisariam ser alugadas (Aluguel de louças para festas em São Paulo) para um festa



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Blog  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2018, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.