Quinta-Feira, 18 de Abril de 2024

Mais lidas da semana

24/7/2019 - Sorocaba - SP

Dia Nacional do Escritor é celebrado nesta quinta-feira




da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba

livro-interna-foto-por-camila-fontenele

Por meio de suas obras, sejam fictícias ou não, escritores do mundo todo nos emocionam, instigam e nos levam à reflexão. Para homenagear essa nobre profissão em comemoração ao Dia Nacional do Escritor (25 de julho), os escritores Eliete Della Violla e Douglas Benavides, ambos contemplados com incentivos da Secretaria da Cultura (Secult) na produção literária, relembram a importância da escrita para a formação cultural da cidade.

Eliete Della Violla foi uma das artistas contempladas pelo edital 2018 da Lei de Incentivo à Cultura de Sorocaba (Linc) na área literária. Recentemente, em junho deste ano, ela lançou o seu livro “Sim”.

A publicação conta com 20 poemas, que tratam de temas como o corpo e sua existência física e poética; a gênese da matéria e da vida; a vida e a morte; o feminino; e até versos de um prisma bem íntimo à poeta, seu avô Guaracy. Além dos escritos, o livro ainda conta com ilustrações e projeto gráfico de Eliete. Os desenhos foram produzidos a partir de carimbos artesanais feitos a partir de borracha escolar.

A escritora conta que após iniciar sua carreira em um blog pessoal, a Linc foi fundamental para dar o passo seguinte rumo à realização de seus projetos. “Foi um passo significativo, pois eu vinha de uma produção solitária e pude contar com uma equipe que olhou para o meu trabalho de forma muito cuidadosa. O projeto ganhou força e complexidade através destes olhares”, comenta.

Eliete ainda conta que “o recurso financeiro da Linc possibilitou custear a equipe e a viabilização do livro impresso, que é o que me permite levar este projeto a feiras e eventos que acontecem em todo o país. Também contribuiu para divulgar o projeto na mídia local e especializada, além de levar as oficinas gratuitas de criação literária e zines para alunos da escola pública da cidade e também para o público geral no dia do lançamento do livro”.

A Linc existe há 20 anos e é uma das melhores leis municipais de auxílio na viabilização e propulsão de projetos, por meio do investimento direto no produtor cultural, seja para pessoas iniciantes ou experientes. A avaliação é realizada por peritos especializados no assunto. A iniciativa estimula a cultura de Sorocaba, ampliando e diversificando a produção em diversas áreas. Após avaliação, as melhores iniciativas são contempladas com verbas. Na edição 2019, foram inscritos oito projetos na área de Letras.

Já Douglas Benavides foi um dos ganhadores do Prêmio Anual Sorocaba de Literatura em 2017 com o livro “Eldeborn”. Vencendo o concurso na Categoria Juvenil com apenas 20 anos de idade, ele conta que começou a escrever seu livro na época do Ensino Médio e que viu no concurso uma oportunidade de ser reconhecido por seu trabalho e de levar às pessoas uma obra de um gênero que vem exclusivamente do exterior: a ficção fantástica.

O escritor conta ainda que vencer o Prêmio abriu portas para sua carreira literária. “Agradeço muito à Prefeitura por ter me premiado vencedor em 2017, e espero que o prêmio continue a proporcionar oportunidades para escritores amadores em nossa cidade, promovendo a cultura e incentivando a leitura de pessoas de todas as idades”, finaliza.

O Prêmio Anual Sorocaba de Literatura visa valorizar e divulgar a produção literária local e incentivar o hábito da leitura por meio de um processo de seleção em que autores acima de 18 anos de idade podem seus livros físicos publicados em diversas categorias. Os cincos melhores trabalhos são selecionados por uma comissão especializada e premiados no valor de R$ 5 mil. A previsão é que a edição 2019 do prêmio seja lançada no mês de agosto.

Mais informações sobre a Linc e o Prêmio Anual de Literatura podem ser obtidas de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, pelo telefone (15) 3212.8170 ou pelo e-mail secult@sorocaba.sp.gov.br. A Secretaria da Cultura está localizada no Jardim Maylasky, s/nº, no Centro.

 

Muito mais por Sorocaba!



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Sorocaba Fácil.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.