Sexta-Feira, 19 de Abril de 2024

Mais lidas da semana

4/6/2018 - Sorocaba - SP

Dia Ítalo-Sorocabano é marcado por celebrações especiais




da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba 

A comunidade italiana presente na cidade ganhou uma programação exclusiva nesse sábado, 2 de junho. Para comemorar o Dia Ítalo-Sorocabano, a Prefeitura de Sorocaba, por meio das secretarias de Igualdade e Assistência Social, Planejamento e Projetos e Comunicação e Eventos, realizou três eventos especiais na cidade.

O primeiro, às 9 horas da manhã, foi o lançamento da Pedra Fundamental do futuro Parque dos Italianos “Renato Barbero”, no bairro São João. Parceria entre a Secretaria de Planejamento e Projetos e o SAAE, a obra contará com um Reservatório de Detenção de Cheias (RDC) para eliminar por meio de um sistema de drenagem os alagamentos na região em épocas de chuva.

O projeto também prevê a criação de um lago com a réplica de uma gôndola, lembrando a cidade italiana de Veneza, além de uma ponte, de uma pista de caminhada e de um anfiteatro em estilo romano para a população.

O nome do futuro parque é uma homenagem ao importante empresário Renato Barbero, falecido em 2002, um dos fundadores da TEBA Indústrias Têxteis, companhia que empregou mais de 2.000 famílias em Sorocaba a partir de 1947. Os filhos e netos de Renato estiveram no evento, acompanhados do conselheiro do Comitê Paulista dos Italianos no Exterior, Leandro Nalini, do presidente da Società Culturale Italiana de Sorocaba, Jorge Oliveira Del Cistia, e de vários membros da associação. Em seu discurso, o conselheiro Nalini falou sobre a possibilidade  de Sorocaba se tornar uma “cidade-irmã” de algum município italiano, para troca de informações e realização de intercâmbios que beneficiarão os dois lados.

O prefeito José Crespo e o secretário Luiz Alberto Fioravante (Planejamento e Projetos), fizeram seus discursos em italiano, lembrando entre outros pontos a importância das famílias italianas que se mudaram para Sorocaba no século passado e trabalharam pelo desenvolvimento local. O secretário Fioravante apresentou os detalhes do projeto ao público presente e exaltou a parceria com a equipe do SAAE, liderada por Ronald Pereira da Silva, como fundamental para a realização da obra que tanto beneficiará a região.

Autora do projeto de lei que criou o dia Ítalo-Sorocabano durante um de seus mandatos como vereadora, a secretária de Igualdade e Assistência Social, Cíntia de Almeida, ressaltou o espírito empreendedor da comunidade italiana. “São inúmeras famílias que, assim como os Barbero, muito fizeram e fazem pelo município, por isso merecem que sua contribuição seja perpetuada por meio dessa justa homenagem”, disse Cíntia.

O segundo evento do dia foi a solenidade de hasteamento das bandeiras da Itália, do Brasil e de Sorocaba, às 10h30, em frente ao edifício Circolo Italiano Gabriele D’Annunzio, na Praça Coronel Fernando Prestes, no centro da cidade, com a presença do prefeito e seus secretários e de membros da comunidade italiana.

O último evento foi a missa celebrada ao meio-dia na Catedral Metropolitana, pelo arcebispo de Sorocaba, Dom Julio Endi Akamine, em homenagem ao Dia Ítalo-Sorocabano.

Participaram também dos eventos os secretários Marina Elaine Pereira (Saúde), Alexandre Robim (Gabinete do Governo), Eric Vieira (Gabinete Central), Hudson Zuliani (Licitações e Contratos), Fábio Pilão (Conservação, Serviços Públicos e Obras) e Eloy Oliveira (Comunicação e Eventos).



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Sorocaba Fácil.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.