Terça-Feira, 23 de Abril de 2024

Mais lidas da semana

14/5/2018 - Sorocaba - SP

Dia D de vacinação contra a gripe aconteceu nas 32 UBSs de Sorocaba




da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba 

vacinaco2

Até às 15h deste sábado (12), 5.285 pessoas foram imunizadas contra a gripe em Sorocaba no “Dia D” de vacinação,  realizado pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Saúde (SES). Essa é a vigésima edição da Campanha Nacional. As 32 Unidade Básicas de Saúde (UBSs) funcionaram das 8h às 17h e contaram com cerca de 300 funcionários empenhados para prestar o serviço à população. O cronograma da vacinação segue até dia 1º de junho, quando oficialmente termina a campanha.

 

Em Sorocaba, até a última sexta-feira, dia 11 de maio, 126.588 cidadãos receberam a dose da vacina, ou seja, 45,48% do público alvo foi atingido. A população estimada a ser vacinada dos grupos prioritários é de 161.421 pessoas com meta de 90%. O balanço completo do Dia D será divulgado na próxima segunda-feira (14). Os grupos que devem ser vacinados são: crianças de 6 meses a 4 anos e 11 meses de idade, trabalhadores da área de saúde, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), adultos com 60 anos ou mais, portadores de doenças crônicas e professores de escolas públicas e privadas.

 

A UBS Márcia Mendes, unidade que possui maior número de população em abrangência, teve um dia intenso pela procura. Próximo do meio-dia, 216 pessoas já tinham sido vacinadas. A coordenação da UBS contou com quatro salas de vacina, sendo duas para vacinar crianças e outras duas para vacinar adultos. Segundo a coordenadora da unidade, Ângela Campos, foi organizada uma triagem para verificar pessoas que estavam com o calendário vacinal incompleto. “Além da vacina contra a gripe, também estamos aplicando vacinas que fazem parte do calendário de vacinação e reforçando a importância da imunização contra a febre amarela”, explicou Ângela.

 

O Dia D da Mobilização Nacional foi a oportunidade para que as pessoas que não encontram tempo durante os dias úteis também recebessem a dose da vacina. Para o comerciante de 62 anos, Pasquoal Quinta, foi excelente encontrar a unidade aberta num sábado, pois facilita a vida das pessoas. O comerciante também ressalta a importância da vacinação, visto que se imuniza desde 2013. “Eu venho tomar a vacina desde 2013, pois possuo doença crônica respiratória. Essa imunização me ajuda muito todo o ano”, contou.

 

Composição da vacina

A vacina da gripe disponível em Sorocaba e no Brasil todo contém proteção contra a versão do H3N2, vírus que circulou com força no hemisfério norte em janeiro desse ano. A dose é composta por três cepas: A/Michigan/45/2015 (H1N1) pdm09, A/Singapore/INFIMH-16-0019/2016 (H3N2) e B/Phuket/3073/2013.

 

Medidas de prevenção

  • Proteja o nariz e a boca. Cubra-os enquanto espirra ou tosse e use lenços descartáveis;
  • Evite tocar a boca e o nariz;
  • Lave as mãos com água e sabão e use álcool gel 70% regularmente, especialmente depois de tocar o nariz e a boca ou superfícies que possam estar contaminadas;
  • Melhore a circulação de ar abrindo as janelas;
  • Evite ficar por muito tempo em locais com grande aglomeração de pessoas;
  • Mantenha hábitos saudáveis: coma bem, durma bem e faça exercícios.


Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Sorocaba Fácil.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.