Sábado, 27 de Abril de 2024

Mais lidas da semana

6/5/2019 - Sorocaba - SP

‘Dia D’ da Vacinação Contra Gripe mobiliza diversas ações de promoção da Saúde à população




da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba

O ‘Dia D’ da Vacinação Contra Gripe foi movimentado nas 32 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) neste sábado (4). Até às 14h, um total de 7.998 pessoas foram imunizadas. Além da aplicação da vacina em pessoas que fazem parte dos grupos de risco, muitas unidades aproveitaram para promover diversas ações em prol da população como prevenção de câncer bucal, aferição de pressão arterial, teste de glicemia, avaliação física, orientações para combater o mosquito Aedes aegypti, entre outras.

A campanha tem a missão de vacinar adultos com 60 anos, crianças de seis meses a menores de seis anos, trabalhadores da área de Saúde, portadores de doenças crônicas, gestantes, professores de escolas públicas e privadas e puérperas. Até às 17 horas da última sexta-feira (3), um total de 68.386 doses foram aplicadas em Sorocaba.

Junto da vacinação, as UBSs realizaram consultas odontológicas para prevenir pacientes do câncer bucal e distribuir a caderneta do idoso do Ministério da Saúde para os usuários. De acordo com a Secretaria da Saúde de Sorocaba (SES), a caderneta é um instrumento de segurança do idoso, pois nela consta aspectos de saúde, tratamentos em vigência e aspectos psicológicos.

Na UBS Hortência, servidores se empenharam para promover um dia diferente. Durante a vacinação, houve exames para identificar pacientes diabéticos, hipertensos e com ISTs (Infecções Sexualmente Transmissíveis). Também foi oferecido hidratação de pele e orientações sobre as arboviroses (dengue, chikungunya, zika e febre amarela) aos usuários que passavam pela unidade.

dsc4328

Já na unidade Ulisses Guimarães, além dos exames para diabéticos e hipertensos, foram realizadas avaliações físicas e orientações nutricionais para quem passou pela UBS. Em Brigadeiro Tobias o diferencial foi uma palestra de prevenção sobre acidentes domésticos. A UBS Sabiá também ofertou exames para diabéticos e hipertensos. No Wanel Ville, a unidade contou com a ajuda dos residentes multiprofissionais de Saúde da Família que realizaram ações lúdicas com crianças para a prevenção da gripe.

A auxiliar operacional de 60 anos, Maria Cleusa da Rosa, compareceu na UBS Márcia Mendes e elogiou o atendimento prestado. “Cheguei por volta das 10h e rapidamente passei pela vacinação e consulta com o dentista para avaliar minha saúde bucal. Todo ano que venho sou muito bem atendida nessa unidade”, ressalta.

A secretária da Saúde, Kely Schettini, pede para que as pessoas que fazem parte dos grupos de risco para se vacinar, procurem uma das 32 UBSs espalhadas na cidade. “A Secretaria da Saúde se empenha integralmente para promover a saúde no município, mas também precisamos da conscientização e colaboração da população para atingirmos a meta de vacinação”, destaca.

De acordo com a SES, o balanço oficial do ‘Dia D’ de Vacinação Contra a Gripe será divulgado na próxima segunda-feira (6). O cronograma da vacinação segue até dia 31 de maio, quando oficialmente termina a campanha. A população estimada a ser vacinada dos grupos é de 175.543 pessoas com meta de 90%.

 

Muito mais por Sorocaba!



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Sorocaba Fácil.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.