Terça-Feira, 23 de Abril de 2019

4/4/2011 - Sorocaba - SP

Déficit habitacional em Sorocaba chega a mais de 20 mil moradias




da assessoria de imprensa da câmara de Sorocaba

Quem faz essa estimativa é o vereador Helio Godoy (PTB), com base em análises preliminares da Comissão de Habitação e Regularização Fundiária

O déficit habitacional em Sorocaba, segundo estudo encomendado pela Prefeitura Municipal, é de 12 mil moradias. Mas o vereador Helio Godoy (PTB), presidente da Comissão de Habitação e Regularização Fundiária da Câmara Municipal, contesta esses dados. Segundo afirma o vereador, com base em estudos preliminares da referida comissão, da qual é presidente, a carência de moradias no município ultrapassa 20 mil casas.

A empresa que fez o levantamento para a Prefeitura trabalhou com estimativas do IBGE, fazendo projeções a partir delas, mas esses dados estão um pouco defasados. Os estudos da Comissão de Habitação e Regularização Fundiária, que acompanha de perto a realidade habitacional do município, mostram que o déficit de 20 mil moradias previsto para 2024 já é uma realidade hoje”, afirma Helio Godoy.

De acordo com o estudo da empresa de consultoria Integra, contratada pela Prefeitura para fazer o levantamento, Sorocaba conta com 6.498 famílias morando em situação precária e 4.491 famílias estão comprometendo mais de 30% de sua renda familiar com aluguel. Além disso, outras 1.459 famílias moram em área de risco, o que totalizaria um déficit de 12.448 moradias na cidade.

Helio Godoy observa que o déficit habitacional no país, segundo estudo da Fundação João Pinheiro, realizado em 2008 para o Ministério das Cidades, era de 5,572 milhões de moradias e 83% desse déficit estava localizado em áreas urbanas. “E esse déficit não sofreu redução significativa. Houve um esforço do governo federal no sentido de reduzi-lo, mas  as metas não foram cumpridas integralmente”, afirma.

O vereador cita relatório do Tribunal de Contas da União, divulgado no final de fevereiro deste ano, mostrando que o Programa Minha Casa, Minha Vida, do governo federal, conseguiu cumprir apenas 28% de sua meta até agora, beneficiando efetivamente 276.892 famílias. “É um número expressivo, mas muito aquém do déficit habitacional do país”, salienta Godoy. E acrescenta que, no caso de Sorocaba, “o novo ciclo de crescimento vivido pelo município tende a atrair famílias de outras cidades, o que aumenta o déficit de moradia”.

Para Helio Godoy, os estudos sobre o déficit habitacional devem ser mais empíricos: “Concordo que sejam feitos estudos do gênero, porém, eles não devem ficar restritos à análise dos dados oficiais e, sim, retratar  concretamente a realidade do município para que mais investimentos sejam feitos em habitação popular, principalmente para as famílias com renda entre 0 a 3 salários mínimos”, ressalta.

Godoy participou, nesta semana, do seminário organizado pela Secretaria da Habitação e já solicitou todos os dados para a análise do Legislativo. “Vamos propor, no orçamento deste ano, mais recursos para o setor de habitação. Com o desenvolvimento por que a cidade vem passando, a demanda por moradia deve aumentar além da já existente”, argumenta. Para Godoy, “após a regularização de todos os bairros existentes no município, é preciso evitar que surjam novos bairros irregulares para se manter a qualidade de vida de toda a população sorocabana”.



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Sorocaba Fácil.


Enviar esta notícia por email

Imóveis em Sorocaba

Apartamentos

Áreas Industriais

Casas

Chácaras

Comercial

Condominios

Fazendas

Haras

Sítios

Terrenos

Anuncie seu Imóvel

O mercado de Aluguel de louças e acessórios aumentou (e ficou ainda mais qualificado) de uns anos para cá. Um exemplo? Outro dia estava organizando uma lista de peças que precisariam ser alugadas (Aluguel de louças para festas) para um festa

Quando se pensa na realização de um evento social, seja ele uma festa familiar ou uma recepção empresarial,Aluguel de louças, a preocupação com a aquisição dos pratos, talheres e outros equipamentos a serem usados é grande. Além de consumir bastante tempo, o custo e a logística de obtenção dos mesmos é significativa.



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Blog  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2018, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.