Sábado, 20 de Abril de 2024

Mais lidas da semana

24/3/2011 - Sorocaba - SP

Deficiências Múltiplas - Portadores podem ter Centro de Atenção Especial




da assessoria de imprensa da câmara de Sorocaba

A vereadora Neusa Maldonado (PSDB) propõe que o centro conte com uma equipe de atendimento multiprofissional

A vereadora Neusa Maldonado (PSDB), presidente da Comissão de Educação, Saúde e Juventude da Câmara Municipal de Sorocaba, protocolou requerimento solicitando ao Executivo municipal a criação de um “Centro de Atenção Especial a Portadores de Deficiência Múltipla”, que forneça todas as condições necessárias aos portadores de deficiência múltipla para que se desenvolvam física, psicológica, intelectual e socialmente.

Neusa destaca no requerimento que as escolas conveniadas com a Prefeitura, que acolhem os portadores de necessidades especiais, não contemplam plenamente as necessidades desses alunos, sendo limitadas em relação ao fator idade que, como afirma a parlamentar, é determinante em relação a quem pode ou não continuar sua educação nessas escolas, por meio do convênio com o Poder Público.

O Centro de Atenção Especial, caso acatada a sugestão da parlamentar tucana, deverá abrigar profissionais como assistentes sociais, médicos (neurologistas, psiquiatras, etc); psicólogos; fonoaudiólogo; orientadores pedagógicos; professor especializado; fisioterapeuta; terapeuta ocupacional, entre outros, tornando-se ponto de referência e convergência para o atendimento de jovens portadores de deficiência no município.

Seriam objetivos do Centro proporcionar à pessoa portadora de deficiência sua inserção na vida social e econômica, através de programas que visem o desenvolvimento de suas potencialidades; proporcionar o acesso a equipamento, serviços e programas culturais, educacionais, esportivos e recreativos, entre outros.

A continuidade do atendimento a esses cidadãos, após a idade escolar, em especial no aspecto intelectual e educacional, e a convergência de todas as especialidades necessárias em um único local, é o aspecto mais importante de nossa solicitação”, explica a vereadora.



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Sorocaba Fácil.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.