Segunda-Feira, 24 de Junho de 2019

5/4/2011 - Sorocaba - SP

CPI do Empréstimo define os primeiros convocados




da assessoria de imprensa da câmara de Sorocaba

Reuniões do grupo também serão transmitidas pela TV Legislativa 

Reunidos na manhã desta segunda-feira na Câmara, os integrantes da CPI do Empréstimo decidiram convocar as duas primeiras das muitas pessoas que, de uma maneira ou de outra, se envolveram nos fatos e têm muito o que falar aos vereadores. Ficou decidido, também, que as reuniões da CPI serão realizadas no plenário da Câmara e transmitidas pela TV Legislativa e pela internet.

Os cidadãos Eilovir José Brito e Marco Antônio Portella Defácio serão ouvidos na próxima reunião da CPI, a se realizar na segunda-feira (11), a partir das 9 horas. O primeiro deu origem à CPI, ao encaminhar à Câmara um pedido de providências para apurar a história do empréstimo. Portella, por sua vez, denunciou a Prefeitura junto ao Tribunal de Contas pelo mesmo motivo.

Da reunião de ontem participaram nove vereadores: Anselmo Neto (PP), Cláudio do Sorocaba I (PR), José Crespo (DEM), Ditão Oleriano (PMN), Francisco França (PT), Helio Godoy (PTB), Irineu Toledo (PRB), José Francisco Martinez (PSDB) e Rozendo de Oliveira (PV). Logo no início, o presidente dos trabalhos, Martinez, exibiu aos demais o vídeo de uma audiência pública realizada em 2007 na Câmara. Naquele audiência, secretários municipais deram explicações sobre os empréstimos consignados feitos por servidores municipais e que a Prefeitura quitou perante um banco particular, para depois recuperar parcialmente o dinheiro cobrando aos poucos dos funcionários. 

Martinez tentou convencer os colegas de que os participantes da audiência já haviam esgotado o assunto e, assim, não precisariam ser convocados. O vereador Crespo contestou esse argumento e, por decisão da maioria dos membros da CPI, os secretários participantes daquela audiência pública também foram mantidos no rol dos arrolados.

O presidente da CPI também propôs a redução do tempo de perguntas e respostas de seus integrantes e dos convocados, mas o vereador Crespo observou que a medida caracterizaria cerceamento e era anti-regimental. Com isso, a proposta acabou sendo rejeitada.

Caso do empréstimo

A CPI do Empréstimo nasceu para apurar irregularidades no ato do prefeito Vitor Lippi de pagar R$ 850 mil a um banco privado, sem autorização legislativa e previsão orçamentária para tanto. 

A operação financeira foi realizada para quitar empréstimos pessoais de servidores públicos que até então tinham desconto das parcelas vincendas em folha e pagavam juros de 5,5%, contra os de 0,29% que passaram a pagar à Prefeitura.

CPI deverá apurar como e se a Prefeitura está ou não recebendo as parcelas mensais para quitação da dívida de quem não mais pertence aos seus quadros (servidores exonerados por vontade própria ou não). Informa-se que esses ex-servidores somam a 10% da totalidade dos que tomaram empréstimos e foram beneficiados com a quitação da dívida pela Prefeitura.



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Sorocaba Fácil.


Enviar esta notícia por email

Imóveis em Sorocaba

Apartamentos

Áreas Industriais

Casas

Chácaras

Comercial

Condominios

Fazendas

Haras

Sítios

Terrenos

Anuncie seu Imóvel

O mercado de Aluguel de louças e acessórios aumentou (e ficou ainda mais qualificado) de uns anos para cá. Um exemplo? Outro dia estava organizando uma lista de peças que precisariam ser alugadas (Aluguel de louças para festas) para um festa

Quando se pensa na realização de um evento social, seja ele uma festa familiar ou uma recepção empresarial,Aluguel de louças, a preocupação com a aquisição dos pratos, talheres e outros equipamentos a serem usados é grande. Além de consumir bastante tempo, o custo e a logística de obtenção dos mesmos é significativa.

O mercado de Aluguel de louças em São Paulo aumentou (e ficou ainda mais qualificado) de uns anos para cá. Um exemplo? Outro dia estava organizando uma lista de materiais que precisariam ser alugadas (Aluguel de louças para festas em São Paulo) para um festa



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Blog  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2018, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.