Sexta-Feira, 26 de Abril de 2024

Mais lidas da semana

1/8/2018 - Sorocaba - SP

Condutores de vans escolares querem flexibilizar horário de saída de alunos




da assessoria de imprensa da Câmara de Sorocaba

Vereador Rodrigo Manga (DEM) intermediou reunião entre representantes do Sinceser e da Asteser, com o secretário municipal de Educação, Mário Bastos. Em Sorocaba, cerca de 650 vans transportam em média 39 mil estudantes

O presidente da Câmara de Sorocaba, vereador Rodrigo Manga (DEM), realizou uma reunião entre a direção da Associação do Transporte Escolar de Sorocaba e Região (Asteser), do Sindicato dos Condutores Escolares de Sorocaba e Região (Sinceser) e o secretário municipal da Educação, Mário Bastos, nesta terça-feira (31), na Câmara de Sorocaba. O objetivo foi apresentar proposta de flexibilização do horário de saída de escola para alunos que dependem das vans para ir embora.  

A primeira entidade engloba cerca de 200 associados e a segunda, por volta de 140, sendo que em Sorocaba existem cerca de 650 vans em operação, transportando em média 39 mil estudantes. “É um público considerado e que merece a preocupação por parte do Legislativo. Estamos aproximando as partes, para que cheguem a uma solução em comum, positiva para ambas”, pontua Manga.

Tanto o presidente da Asteser, Douglas de Oliveira, quanto o do Sinceser, Edvandro Marques da Silva, destacam que antecipar em cinco minutos a saída desse público já seria uma medida que melhoraria o fluxo de trânsito e minimizaria o risco de acidentes na porta das escolas. “Muitos motoristas usam irregularmente as vagas destinadas às vans. Não tem local para todo mundo parar e fica uma bagunça”, frisa este último.

O secretário da Educação adiantou que levará a sugestão aos supervisores da rede municipal de ensino e aos diretores de escolas. “É certo que uma flexibilização facilitaria essa logística, mas é preciso discutir se haverá prejuízo ao cumprimento da carga horária do aluno. Vamos analisar todos os pontos, levando em conta o bom senso e, depois, tomar uma decisão”, frisa Mário Bastos.

Os representantes dos condutores alegam que há ruas de escolas em que o trânsito é complicado mesmo durante o recesso escolar. “Diretores de algumas unidades até autorizam a saída antecipada de alunos, sobretudo de creches, mas o interessante seria normatizar o procedimento, para evitar, inclusive, possíveis abusos”, cita Douglas.

Outra medida que será adotada, desta vez em parceria com a Urbes – Trânsito e Transporte, será a realização de uma campanha de conscientização de motoristas quanto ao respeito às vagas de vans na porta dos estabelecimentos de ensino. A ação deve começar nos próximos dias.

“Esses profissionais que atuam com vans de estudantes merecem o nosso respeito e o reconhecimento pelo trabalho deles. Fazem de tudo para garantir a segurança das crianças transportadas”, finaliza Manga.

(Assessoria de imprensa – vereador Rodrigo Manga – DEM)

 



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Sorocaba Fácil.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.