Domingo, 22 de Outubro de 2017

1/12/2010 - Sorocaba - SP

Começa nesta quarta o 'Plano Verão 2010/11'




da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba

Começa nesta quarta-feira (01), e prossegue até 31 de março do próximo ano, o “Plano Verão 2010/11”. Ele visa uma série de medidas e ações com o objetivo de evitar os transtornos provocados pelas enchentes, desastres naturais e ocorrências especialmente nas chamadas áreas de risco.

O “Plano Verão” envolve a Defesa Civil da Prefeitura de Sorocaba, a Guarda Municipal, todas as secretarias municipais, a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros. Este ano, a preparação da cidade para as chuvas começou antecipadamente. Na última sexta-feira de novembro, 96 voluntários ligados aos Nudecs de Sorocaba receberam a certificação de conclusão de treinamento para realizar os primeiros atendimentos, inclusive, no caso de enchentes.

A capacitação faz parte da preparação dos voluntários para enfrentar todas as adversidades em que a Comdec atua. “Essa capacitação inclui o trabalho em meses de chuvas intensas, por exemplo, mas também o realizado durante o período de queimadas”, explica Roberto Montgomery, coordenador da Comissão Municipal de Defesa Civil de Sorocaba. “É fundamental a intervenção dos voluntários, pois eles estão próximos ao local da ocorrência e podem intervir rapidamente, tomando as primeiras providências”, conclui.

Outro diferencial para este ano é o aumento do número de Nudecs. Eles saltaram de quatro em 2007 para nove unidades este ano. Atualmente estão ativos os do Parque São Bento, Abaeté, Vitória Régia, Laranjeiras, Éden (Dálmata e Cajuru), Jacutinga/Marli, Brigadeiro Tobias/Vila Astúrias e São João, Bairro dos Morros/Vila Sabiá, João Romão e Zacarias e Santo André II.

De acordo com Montgomery, o “Plano Verão” foi criado com base no acompanhamento das chuvas e com essas informações é possível traçar um mapeamento das regiões de maior incidência e risco e, com isso, transferir as famílias a tempo. Todos os dados coletados pela Defesa Civil são enviados para Coordenadoria Regional, que os repassa à Coordenadoria Estadual de Defesa Civil, que emite ao município quatro boletins meteorológicos diários em horários diferentes. De posse desses boletins, a Defesa Civil de Sorocaba adota as medidas preventivas iniciais.



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Sorocaba Fácil.


Enviar esta notícia por email
Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Blog  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2017, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.