Segunda-Feira, 29 de Abril de 2024

Mais lidas da semana

8/6/2020 - Sorocaba - SP

Combate às perdas: Saae instalará válvulas reguladoras na zona oeste




da assessoria de imprensa da Prefeitura de Piracicaba

noticias.sorocaba.sp.gov.br-vrp-saae-instalacao-2-768x568

As ações do programa de combate às perdas de água no sistema de distribuição da cidade terão prosseguimento na próxima terça-feira (09), quando o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Sorocaba instalará mais duas válvulas reguladoras de pressão, desta vez na zona oeste, das 7h às 13h, período em que o abastecimento precisará ser interrompido nos jardins Santa Bárbara, Montreal e Tropical.

De acordo com a programação da autarquia, duas equipes trabalharão de forma simultânea, uma delas instalando a VRP na rua José Leite do Canto Júnior, no Jardim Montreal, e a outra na rua Alexandre Dias Batista, no Jardim Tropical.

Para minimizar os reflexos da interrupção momentânea, a autarquia orienta os munícipes residentes nos bairros envolvidos a manterem seus reservatórios (caixas d’água) em nível máximo na véspera da intervenção programada, e a partir de então fazer uso da água com a máxima economia. Assim que o trabalho estiver concluído, as redes de distribuição que receberão as VRPs serão novamente colocadas em carga e o abastecimento começará a ser retomado. Com essas duas válvulas reguladoras a autarquia chegará a nove implantadas, de um total de dezenove programadas.

De acordo com o diretor-geral da autarquia, engenheiro Mauri Gião Pongitor, as válvulas reguladoras estão sendo instaladas em regiões onde foram detectadas ocorrências de vazamentos acima da média considerada normal, devido às pressões elevadas nas redes de distribuição. Com a instalação das VRPs essa situação será regularizada, contribuindo para a diminuição dos índices de perdas no sistema.

Essa ação integra uma segunda etapa do programa de redução de perdas da autarquia. Na primeira fase, já concluída, ocorreu a instalação de dezenove macromedidores, que são hidrômetros destinados a registrar grandes volumes de água.

Com esses aparelhos, implantados nas saídas das Estações de Tratamento de Água e dos Centros de Distribuição, além de redes de distribuição, será possível medir o volume exato de água distribuído em determinada região ou bairro, para que seja confrontado com o volume medido nos hidrômetros instalados nos imóveis, o que possibilitará a delimitação das áreas em que estão ocorrendo fugas (vazamentos), fraudes e furtos no sistema, para que então sejam corrigidos e eliminados.

 



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Sorocaba Fácil.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.