Quinta-Feira, 18 de Abril de 2024

Mais lidas da semana

23/10/2017 - Sorocaba - SP

Coletores e Varredores são homenageados na Câmara Municipal de Sorocaba




da assessoria de imprensa da Câmara de Sorocaba

iniciativa foi do vereador Rodrigo Manga (DEM), presidente da Casa, que também anunciou que novas proposituras em tramitação no Legislativo vão beneficiar esses trabalhadores

Com o objetivo de valorizar o trabalho dos coletores e varredores, a Câmara Municipal de Sorocaba realizou sessão solene na noite de sexta-feira, 20, no plenário da Casa, quando também foram anunciadas propostas – de autoria do vereador Rodrigo Manga (DEM), presidente da Casa e autor da homenagem – para beneficiar essa categoria de trabalhadores. Manga ressaltou a importância dos coletores e varredores para o meio ambiente e a saúde, além da limpeza urbana. Em Sorocaba, são cerca de 420 trabalhadores atuando na área.

Presidida por Rodrigo Manga (DEM), a mesa de honra da solenidade foi composta pelas seguintes autoridades: Alcides Miranda, do Saae, representando o prefeito José Crespo (DEM); o bispo Josivaldo Batista de Souza, da Igreja Mundial do Poder de Deus; engenheiro Fábio Pilão, titular da Secretaria de Conservação, Serviços e Obras; Jessé Loures, secretário de Meio Ambiente, Parques e Jardins; e Daniel Police, secretário de Abastecimento e Nutrição. Diversos coletores e varredores foram homenageados com votos de congratulações durante a sessão solene, que lotou o plenário e a galeria da Casa, e contou com participação musical de Elisa Machado (voz e violão).

Descarte de vidro – A Lei 11.574, de 29 de agosto de 2017, de autoria do vereador Rodrigo Manga, instituiu no calendário oficial de Sorocaba o “Dia Municipal dos Coletores e Varredores de Lixo”. A data será celebrada anualmente no dia 16 de maio. Manga também é autor de projeto de lei, em tramitação, que cria o Selo Amigo do Coletor, com o objetivo de promover a conscientização, prevenção de acidentes com os trabalhadores da área, que são vítimas sobretudo do descarte indevido de vidro. Manga ressaltou que está sendo desenvolvida a campanha “Não Jogue Vidro no Lixo”, pois muitos trabalhadores têm os seus dedos decepados em função do descarte indevido de vidro.

Em seu discurso, Rodrigo Manga fez uma analogia entre o operário da música “Cidadão”, sucesso na voz de Zé Geraldo, e a situação dos coletores e varredores, que cuidam da limpeza dos parques e praças da cidade, mas são excluídos do fruto de seu próprio trabalho, uma vez que nos bairros onde moram muitas vezes não existem equipamentos de lazer. “Os coletores e varredores também cuidam saúde de toda a população, de todas as classes sociais, porque uma cidade sem limpeza pública é uma cidade doente. As pestes que assolaram a humanidade no passado decorriam, sobretudo, da falta de asseio urbano. Entretanto, em que pese a importância crucial do trabalho dos coletores e varredores para a saúde, muitas vezes falta médico no posto de saúde do bairro onde moram”, enfatizou. O evento foi transmitido ao vivo pela TV Câmara (Canal 61.3, digital e aberto, e Canal 6 da NET.



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Sorocaba Fácil.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.