Quinta-Feira, 25 de Abril de 2024

Mais lidas da semana

25/6/2018 - Sorocaba - SP

Cerejeiras são plantadas para comemorar 110 anos da imigração japonesa




da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba

Em um clima agradável da manhã deste sábado (23), uma solenidade no Parque Kasato Maru comemorou os 110 anos da imigração japonesa. A cerimônia foi organizada pela Secretaria de Meio Ambiente, Parques e Jardins (SEMA) e pela União Cultural e Esportiva Nipo-Brasileira de Sorocaba Ucens.
Desde bem cedo, a equipe da Sema ajudou nos últimos detalhes do evento que contou com a presença do secretário, Jessé Loures. “ Para mim é uma felicidade estar comemorando os 110 anos desta colônia. Desde que assumi esta pasta, o prefeito José Crespo me propôs ao que estava disposto a fazer: Políticas Públicas com o comprometimento nas questões ambientais. Nós temos o compromisso de cuidar deste Parque, ainda mais agora”, ressaltou ele.
A partir de agora, certamente a equipe da Sema terá mais atenção para o local, tudo isso porque na ocasião também foram plantadas 110 mudas de cerejeiras (espécie Asiática) que dará mais cor e embelezará ainda mais o canteiro central da avenida Professor Arthur Fonseca.
“ São pouquíssimas cerejeiras que temos em Sorocaba, infelizmente. Aqui no Parque só tem uma, agora serão mais 110 e com a ajuda da Sema, que terá um cuidado especial que elas necessitam, tenho certeza que o local ficará ainda mais encantador”, contou Roberto Matsushima- presidente da Ucens.
Representando o prefeito José Crespo que não pode estar no evento, o secretário Alexandre Robim (Chefe de Gabinete), falou da importância dos japoneses em Sorocaba e parabenizou as cerca de 2,5 mil famílias que vivem aqui. “ Trago aqui um abraço do nosso prefeito que tem um carinho especial por vocês, desde que ele viveu no Japão por um tempo, ele aprendeu a admirar ainda mais o povo e a cultura. Nosso compromisso será de sempre de valorizar e ampliar a cultura japonesa dentro da nossa cidade”, disse Robim.
A cerimônia também contou com o hasteamento das bandeiras do Japão, Brasil e de Sorocaba e de apresentações musicais. Inaugurado em 2008, o parque recebeu o nome em homenagem a chegada do navio Kasato Maru com os imigrantes japoneses, em 18 de junho de 1908, no porto de Santos (SP), e abriga os principais elementos de um característico jardim japonês como o Taiko Bashi, um lago, a Sakura e o Tori.

Desde sua inauguração vem sediando a Festa da Colônia Japonesa de Sorocaba, um evento beneficente organizado pela Ucens, com a participação de barracas de entidades assistenciais da cidade, com comidas típicas e produtos japoneses.Este ano o evento trará novidades e está marcado para o dia 28 e 29 de julho. Também estiveram presentes na solenidade o vereador Vanderlei Diogo e o deputado federal Vitor Lippi.



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Sorocaba Fácil.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.